Zoonose alerta sobre surgimento de escorpiões nesta época do verão
Repórter
As altas temperaturas do verão favorecem o aparecimento de pragas urbanas – entre elas, ratos, caramujos e escorpiões –, provocado por uma série de fatores ambientais. Neste período, o Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) intensifica seu trabalho de fiscalização e apuração de denúncias, com a equipe de educação em saúde. O objetivo é orientar e alertar a população sobre os cuidados básicos para evitar o aparecimento e a proliferação desses animais.
Nesta época do ano, o escorpião está em fase de reprodução e, por isso, desloca-se mais, aumentando o risco de um acidente envolvendo seres humanos. No entanto, alguns cuidados podem evitar o problema. São eles: evitar acúmulo de lixo nos quintais, manter os terrenos capinados, colocar telas nas caixas sifonadas para impedir a instalação de criadouros.
Segundo o Chefe do Departamento de Zoonoses, José Geraldo Castro Junior, "é importante também olhar os sapatos antes de calçar, olhar roupas em varais e desencostar móveis das paredes. Com as fortes chuvas da estação, os escorpiões podem descer pelas tubulações e subir pelos ralinhos das casas", destaca.
Em caso de picada de escorpião, a vítima deve ser encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é a unidade referência no tratamento de acidentes com animais peçonhentos. Para informações sobre o serviço, a população pode ligar para o 3690-7030.
Com informações da PJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!