Brumadinho tem 166 mortes confirmadas

Por

Brumadinho tem 166 mortes confirmadas
Sábado, 16 de fevereiro de 2019, atualizada às 9h30

Brumadinho tem 166 mortes confirmadas

Da redação

Brumadinho tem 166 mortes já registradas. O número total de corpos inteiros, de segmentos corpóreos humanos e de animais encontrados pelo Corpo de Bombeiros Militar após o rompimento da Barragem 1 da Mina do Feijão, até esta sexta-feira, 15 de fevereiro, chegou a 302. As atualizações foram divulgadas em entrevista coletiva dos representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), da Polícia Militar (PMMG), do Corpo de Bombeiros (CBMMG) e da Polícia Civil (PCMG).

O tenente do CBMMG, Pedro Aihara, afirmou que não há nenhuma previsão para que as buscas sejam interrompidas. Ele destacou que estão sendo utilizadas máquinas pesadas para a retirada de rejeitos, possibilitando o acesso a pontos mais profundos. E explicou que, antes, é feito todo o procedimento com cães e homens para constatar que não há corpos no ponto de atuação das máquinas.

A Polícia Civil de Minas Gerais já realizou a coleta de 532 amostras de DNA de familiares para o procedimento de identificação dos corpos encontrados. O órgão também tem o DNA de 295 vítimas. São 166 identificados, até hoje.  O número de desaparecidos é de 144 pessoas.

Com relação às vistorias realizadas em domicílios atingidos, o tenente-coronel, Flávio Godinho, informou que aproximadamente 100 casas já foram vistoriadas e 45 laudos estão concluídos. “É importante comprovar que a casa foi atingida pela lama, um dos critérios necessários para que as pessoas possam ter acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)”, lembrou. O major da Polícia Militar, Flávio Santiago, destacou que “a Polícia Militar tem mantido os esforços no sentido de proteger o patrimônio das pessoas. Não temos ocorrências de saque generalizado”, concluiu.