Cal Coimbra

Por



Artigo
Professores, cuidem bem da sua voz
::: 16/03/2003

"A voz ? por excel?ncia o meio
de comunica??o oral.
...a voz ? vida!"
(Edm?e Brandi)

Temos observado a grande incid?ncia de queixas de professores com rela??o ao cansa?o vocal ap?s v?rias horas di?rias em sala de aula. A mais comum delas ? a ard?ncia na garganta e o enrouquecimento da voz nos finais de semana. Esses dois sintomas s?o fatores alarmantes que nos despertam para a preocupa??o de orientar os professores sobre a conduta vocal mais adequada para a comunica??o oral em sala de aula.

Apresentamos algumas quest?es que podem servir para facilitar a mudan?a da conduta vocal no dia-a-dia e na sala de aula:

  • A aula ? sempre expositiva?
  • O ambiente de trabalho ? exposto a muitos ru?dos?
  • Os alunos falam muito alto?
  • ? preciso alterar a voz para que algu?m lhe ou?a?
  • Voc? tem o h?bito de beber ?gua em intervalos de uma aula para outra?
  • Voc? fica, freq?entemente, impaciente com os alunos?
  • Voc? sente falta de ar ao dar aula?
  • Voc? tem algum problema respirat?rio como asma br?nquica, rinite, sinusite, amidalite, por exemplo?

  • A aula ? sempre expositiva?
    Se a sua aula ? sempre expositiva, pode-se pensar na possibilidade de fazer alguma mudan?a para que n?o precise falar o tempo todo.

    O ambiente de trabalho ? exposto a muitos ru?dos?
    Se o ambiente de trabalho ? exposto a ru?dos externos, o melhor ? ver se a escola pode colocar algum tipo de material ac?stico para que o ru?do diminua. Existem alguns materiais que melhoram a ac?stica do ambiente, como corti?a, por exemplo. Um profissional especialista em ac?stica pode dar boas orienta?es a respeito. At? ent?o, mostre para sua turma que tanto voc? quanto ela podem entrar num acordo para reeducar a voz, falando mais baixo. Isso ? poss?vel !

    Os alunos falam muito alto?
    Se os alunos falam muito alto, provavelmente voc? precisa chamar a aten??o deles, falando t?o alto ou mais que eles. Existem t?cnicas que facilitam se falar mais baixo.

    ? preciso alterar a voz para que algu?m lhe ou?a?
    Se voc? precisa alterar a voz para que algu?m lhe ou?a, posso perguntar: ser? que o assunto do momento est? de fato interessando aos alunos? Se o assunto ? muito importante, ? pertinente mudar a maneira de abord?-lo.

    Voc? tem o h?bito de beber ?gua em intervalos de uma aula para outra?
    Beber ?gua nos intervalos das aulas faz bem ao organismo, e a voz agradece.

    Voc? fica, freq?entemente, impaciente com os alunos?
    Ficar impaciente com os alunos ? comum, mas ? preciso que isso n?o aconte?a com freq??ncia. As dicas s?o: observar porque a turma est? t?o irrequieta nesse dia; por que eu, professor(a) n?o estou tendo a mesma paci?ncia como em outros dias ? Ser? que estou trazendo problemas de casa para sala de aula? Ser? que j? est? na hora de mudar minha conduta vocal?

    Voc? sente falta de ar ao dar aula?
    A falta de ar, durante o falar, pode estar relacionada a problemas emocionais, porque, como sabemos, a respira??o tem rela??o direta com a voz.

    Voc? tem algum problema respirat?rio como asma br?nquica, rinite, sinusite, amidalite, por exemplo?
    As dificuldades de ordem respirat?ria como alergias, rinites, faringites, asma br?nquica etc. precisam de cuidados especiais pelo m?dico otorrinolaringologista, visando o bem estar da sa?de em geral e especificamente da voz.

    Sugerimos que, se voc? apresenta alguns desses sintomas, ou se voc? vai come?ar a dar aula, ? interessante procurar os profissionais fonoaudi?logo(a), especialista em voz e um m?dico otorrinolaringologista para avalia??o espec?fica e orienta?es adequadas.

    Para leitura complementar, leia o artigo Para fugir da rouquid?o - dicas para cuidar de sua higiene vocal.


    Cal Coimbra
    ? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br