Juiz-foranos trocam cigarros por rosas e balas de nicotina no Calçadão

Por

Juiz-foranos trocam cigarros por rosas e balas de nicotina no CalçadãoDia Nacional de Combate ao Fumo orienta sobre os aditivos do cigarro. Os profissionais também distribuíram panfletos informativos

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
29/8/2011

Nesta segunda-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, os fumantes que passavam pelo Calçadão da rua Halfeld tiveram a oportunidade de trocar os seus cigarros por rosas e balas de nicotina. Profissionais do Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) da Secretaria de Saúde e acadêmicos de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveram a ação com o objetivo de sensibilizar a população quanto aos malefícios do cigarro. Os profissionais também distribuíram panfletos informativos.

O tema da campanha deste ano é Os aditivos em cigarro. A indústria tabagista trabalha no sentido de elaborar estratégias mercadológicas/tecnológicas, voltadas para o aumento da capacidade deste produto em causar dependência, facilitando a experimentação entre os adolescentes e ampliação do seu consumo. De acordo com o manual de orientações do Ministério da Saúde para as ações do Dia Nacional de Combate ao Fumo, análises de documentos internos de companhias de fumo mostraram que, até os anos 70, os aditivos eram pouco utilizados nos cigarros. O estudo revela, ainda, que o percentual de aditivos por peso de cigarros aumentou a partir dos anos 90, especialmente o uso de açúcares e doces.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken