Apenas 77,3% das crianças de seis anos foram vacinadas contra sarampo em Juiz de Fora

Por

Quarta-feira, 20 de julho de 2011, atualizada às 16h20

Apenas 77,3% das crianças de seis anos foram vacinadas contra sarampo em Juiz de Fora

Jorge Júnior
Repórter

Apenas 77,3% das 6.147 crianças de seis anos foram vacinadas contra o sarampo em Juiz de Fora. De acordo com a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Maria Élida Pires de Almeida, o índice é baixo. "É fundamental que os pais levem as crianças para se vacinarem."

Élida diz que a vacina funciona como uma barreira para impedir que o vírus retorne ao Brasil, já que o sarampo está controlado desde 2000 no país. "Se não cumprimos a meta de todos os grupos, o serviço fica suscetível", diz.

A imunização de crianças de quatro anos já ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%, registrando 100,8%; seguido do grupo de crianças de dois anos, com 101%. Logo em seguida, as crianças de três anos registraram 96,8%; seguido das crianças de um ano, com 95,3%.

Com esses números, a cidade registra 93,6% da meta concluída, o que representa 33.783 das 36.097 crianças de zero a seis anos que devem ser vacinadas. "Ainda falta 1,4%, por isso a vacinação no município vai ser prorrogada até atingirmos a meta", afirma a enfermeira.

De acordo com Maria Élida, o objetivo da campanha é vacinar todas as crianças, até mesmo aquelas que já tomaram alguma dose da vacina. "Temos que fechar os grupos de cinco e seis anos. Mesmo que as crianças já tenham tomado alguma dose antes, é importante que elas sejam imunizadas", explica. Para que a ação obtenha o resultado esperado no município, o órgão continua com as ações buscativas, passando pelas casas da população e também por meio das equipes volantes.

Pontos de vacina
  • Equipe 1 – Policlínica de Benfica - entre 8h e 16h;
  • Equipe 2 – Bairro Bom Clima, no estacionamento de um supermercado localizado à avenida Juiz de Fora - entre 8h e 16h;
  • Equipe 3 – Centro, no estacionamento de um supermercado, à avenida Getúlio Vargas - entre 8h e 16h;
  • Equipe 4 – Centro – Praça do Riachuelo - entre 8h e 16h;
  • Equipe 5 – Centro, à galeria do PAM Marechal - entre 8h30 e 17h.

As vacinas são aplicadas também em todas Uaps, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), das 8h às 12h e das 13h às 17h; e na Policlínica de Benfica, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Com exceção da quinta-feira, quando o expediente nas Uaps é finalizado às 15h, devido ao curso de educação permanente que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) participam toda semana.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken