Milho e leite condensado juntos na Festa Junina

Por

Milho e leite condensado juntos na Festa Junina

Milho e leite condensado juntos na Festa Junina

Tipicamente mineiro, o doce de milho verde tem tudo a ver com o clima ruralista das festas juninas

Editada
24/06/2020

Bandeirinhas, pé-de-moleque, música, quentão, arrasta-pé e... milho verde, claro! O milho verde não pode faltar em toda festa junina que se preze. Melhor ainda se ele vier com um saborzinho adocicado, sem ser enjoativo, não é?

Se você está achando a mistura estranha, é porque não conhece o doce de milho verde da culinarista Cida Gomes (na foto) - na época, ela pensou ter inventado o doce em uma de suas misturas.

"Eu não copiei de receita nenhuma, apenas misturei o milho com o leite condensado e saiu um doce muito gostoso. Mas não é exclusividade minha, já vi essa receita em revistas de culinária, foi coincidência", admite.

E não se pode duvidar das palavras de Cida, porque a culinarista tem mesmo o hábito de misturar os mais variados ingredientes ao leite condensado só para ver no que dá.

Ela conta que em uma dessas experiências, já fez até um doce de chuchu, que ela garante ser muito bom. "Ninguém diz que é chuchu!", desafia. A experiente culinarista explica que o leite condensado aceita muitas misturas, basta usar a criatividade e não ter medo de ousar.

Quanto ao doce de milho verde, Cida acredita que o grande charme da receita é justamente a mistura."Milho e leite condensado são sabores muito bons que não costumam andar juntos, mas quando se juntam o resultado é uma delícia", diz.

O sabor lembra o curau, mas ele é bem menos cremoso e dá para sentir os pedacinhos do milho. Quando se acrescenta o coco seco ralado, Cida garante que o sabor é ainda mais especial.

Sendo um doce tipicamente brasileiro, tendo como base o milho verde, esse doce é muito utilizado em festas juninas e, por seu forte apelo junto à criançada, é uma pedida certa nas festas infantis também. "Nesses casos ele pode virar um bombom, se a pessoa quiser banhar em chocolate derretido ou mesmo caramelar. As duas alternativas agradam muito".

Cida conta que faz essa receita em festas de crianças há 23 anos e nunca ouviu reclamações. "As crianças adoram e os adultos se lambuzam".

Além de gostoso, o doce é muito fácil e rápido de ser feito. O ideal é que se faça de um dia para o outro para dar o ponto certo de enrolar, mas pode ser feito no mesmo dia também, desde que espere esfriar o suficiente em temperatura ambiente.

A dica que Cida dá para garantir o sucesso da receita é mexer o doce sempre em formato de oito (veja no vídeo) para evitar que ele agarre no fundo da panela.

Ingredientes

  • 1 lata de milho verde (ou 3 espigas)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) rasa de margarina
  • 100 g de coco ralado opcional
  • Açúcar colorido amarelo para confeitar


Modo de fazer

Bata o milho verde no liquidificador junto com o leite condensado. Coloque numa panela (de preferência grossa), acrescente a margarina (e o coco ralado, se fo usar). Leve ao fogo baixo mexendo sempre até desgrudar da panela (ponto de brigadeiro).

Vire em um prato untado com margarina e deixe esfriar na temperatura ambiente. Modele as bolinhas, passe no açúcar amarelo e decore com um grao de milho verde.

Dicas: para evitar que o doce grude na panela, mexa sempre em oito, pois assim vai mexer toda mistura, sendo necessário retirar apenas das laterais. Se for usar as espigas, retire os grãos com uma f

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.