Escolha e combine melhor seus alimentos

Por

Armando Falconi Filho 03/11/2008

Escolha e combine melhor seus alimentos

Os alimentos devem ser escolhidos pelo sabor, pela cor, pelo cheiro e tamb?m pelo trabalho que fazem silenciosamente no organismo. Voc? sabe reconhec?-los?

J? aos vinte anos de idade come?amos a envelhecer, e desde a juventude n?s come?amos a nos matar, o homem n?o morre, mata-se, somos uns auto-suicidas conscientes, pois sabemos o que ? bom e o que ? ruim para nossa sa?de e optamos errado. O homem pode e deve prolongar a vida atrav?s de uma alimenta??o saud?vel com mais qualidade e n?o com quantidade.

As frutas s?o para o homem o alimento de primeira necessidade, s?o as maravilhas construtoras do organismo humano, d?o energia, sa?de, desaceleram e retardam o processo do envelhecimento celular. Por isso, devemos consumi-las ? vontade.

Alguns tipos de frutas para melhorar sua sa?de

- Abacate - abaixa ou reduz os n?veis sang??neos do LDL o colesterol ruim

- Abacaxi - fonte de energia dilui as toxinas das carnes ingeridas.

- Acerola - combate a anemia, gripes e resfriados.

- ?gua de Coco Verde - remineralizante em potencial, atua na reposi??o energ?tica, trata os rins, a anemia, e as disfun?es do est?mago.

- Banana - ?tima para tratar a hipertens?o e repor o pot?ssio perdido e necess?rio ao organismo.

- Caqui - d? a longevidade.

- Fruta do Conde ou Pinha - rica em elementos antioxidantes, e altamente energ?tica.

- Figo - importante para a manuten??o dos flu?dos corporais; trata a hipertens?o.

- Ma?? - reduz as chances do colesterol depositar-se nos vasos sang??neos, d? a longevidade.

- Mam?o Papaia - combate a artrite e sua enzima facilita a digest?o.

- Mel?o - ? um soro biol?gico que trata os rins e ajuda na desintoxica??o alimentar, fortifica os ossos e os dentes.

- Melancia - elimina o ?cido ?rico, e desintoxica, ? uma fruta ?nica.

- N?spera - ameixas amarelas e nectarinas - para resist?ncia f?sica, combate a fadiga.

- P?ssego - um n?ctar para os diab?ticos.

- Rom? - trata a garganta, e a rouquid?o.

- Uva rosada - excelente t?nico por causa de grande quantidade de subst?ncias flavon?ides; para desobstru??o de veias, e poderoso para tratar o cora??o, tamb?m atua eficazmente no tratamento da anemia.

Alimentos reguladores

Apresentamos as verduras, legumes e frutas, que cont?m vitaminas, minerais e fibras, que formam este grupo de alimentos. S?o necess?rios para todas as fun?es metab?licas, fortalecem o sistema imunol?gico, regulam a digest?o e ajudam o bom funcionamento do intestino. Para que voc? consuma a quantidade certa diariamente, fa?a de seu prato um mapa colorido, j? que a presen?a de determinadas vitaminas, alimentos reguladores e subst?ncias antioxidantes pode ser sinalizada pelas cores dos vegetais.

Alimentos vermelhos, como goiaba e melancia, t?m licopeno, que previne o c?ncer de pr?stata; os verdes cont?m ferro, que afasta o risco de anemia; os alimentos de cor laranja e os amarelos t?m betacaroteno, bom para os olhos, e assim por diante.

Os alimentos reguladores mant?m o organismo funcionando direitinho, regulando as fun?es vitais e auxiliando os ?rg?os a fazer o seu trabalho. As verduras e frutas, por exemplo, s?o ricas em fibras, que ajudam o est?mago e o intestino a funcionar melhor. Outros alimentos ricos em fibras, como gr?os, p?o e macarr?o integral, tamb?m entram nesse grupo.

Na fam?lia das verduras, temos alface, r?cula, agri?o, espinafre, almeir?o, acelga, br?colis, couve, e muitas outras.

Na fam?lia das frutas, temos variedades que n?o acabam mais, como ma??, banana, laranja, mam?o, p?ra, mel?o, melancia, etc. Os legumes v?m logo atr?s: tomate, pepino, cenoura, berinjela. D? para fazer uma salada imensa e colorida com os alimentos reguladores.

As fibras s?o indispens?veis na composi??o da dieta porque ajudam a reduzir o mau colesterol, prevenindo assim o aparecimento de doen?as cardiovasculares, e a controlar os n?veis de a?car no sangue. As sol?veis est?o presentes em frutas (laranja, ma??), vegetais (cenoura), farelos de aveia e leguminosas.

As insol?veis s?o encontradas em folhas cruas, gr?os de cereais ? como milho, soja e gr?o-de-bico ? e frutas consumidas com casca, como ma??, p?ra e ameixa. Esse tipo de fibra atua na preven??o de problemas corriqueiros, como a constipa??o intestinal, e de doen?as graves, como o c?ncer colo-retal.

SUGEST?O: Inclua uma fonte de alimentos reguladores em cada refei??o que fizer. Uma fruta no caf? da manh? e no lanche da tarde; saladas e legumes no vapor no almo?o e no jantar.

Alimentos construtores

S?o por exemplo as carnes magras, frango, peixe, ovos (basicamente, a clara), leite e derivados cont?m prote?nas, respons?veis pela forma??o e renova??o da pele, dos m?sculos e dos ossos. S?o esses tipos de alimentos que formam tamb?m os horm?nios, as enzimas e os anticorpos. Atletas e esportistas precisam do dobro da quantidade de prote?nas de um indiv?duo sedent?rio. Ent?o, s?o necess?rias em m?dia cerca de 130 g di?rias para quem pesa 70 kg e faz muscula??o e cerca de 70 g di?rias para quem n?o pratica atividade f?sica.

Os alimentos desse grupo trabalham duro, sempre ajudando o organismo a se renovar e fortalecer.

No grupo dos construtores est?o os alimentos ricos em prote?nas, que encontramos na carne, no peixe, no frango, na clara dos ovos, e tamb?m no leite e seus derivados, como queijo e iogurte.

Ainda existem as prote?nas de origem vegetal. Como o feij?o, a lentilha e gr?o-de-bico, a soja, e frutas oleaginosas (que cont?m ?leo) como amendoim, nozes, am?ndoa e castanha-do-par?.

As prote?nas s?o subst?ncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois ? a mat?ria b?sica na forma??o das c?lulas. Os gl?bulos vermelhos do nosso sangue, por exemplo, necessitam da prote?na para a sua forma??o. O mesmo acontece com os nossos p?los, cabelos e unhas (e os chifres dos animais).

Uma coisa curiosa acontece com as prote?nas na digest?o: elas s?o quebradas em amino?cidos, que v?o construir novas prote?nas no nosso organismo. As prote?nas s?o respons?veis pelo crescimento, pelo aumento da resist?ncia do corpo contra as doen?as e atua at? na cicatriza??o de ferimentos.

Sugest?o: use derivados do leite como coalhada ou yogurte ou coma queijo branco no caf? da manh? e no lanche da tarde; se voc? ainda come carne, inclua carne vermelha, frango ou peixe em uma das refei?es di?rias.

Alimentos energ?ticos

S?o os combust?veis do ser humano, pois t?m carboidratos e gorduras, fornecendo a energia para se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas.

Podem ser encontrados nos cereais (arroz, milho, farinha, macarr?o e p?o), nos vegetais feculentos (batata, mandioca e inhame), na gordura (?leo, azeite, amendoim, castanha, coco, abacate, manteiga, carne gorda e maionese) no a?car, no mel e nos doces.

Vale a pena lembrarmos das massas e p?es, ricos em carboidratos, s?o combust?veis eficientes para manter os m?sculos em funcionamento. Durante a atividade f?sica, a reserva de carboidratos ? usada como primeira fonte de energia. Assim, ? importante ter um estoque dispon?vel antes de se exercitar, para que o organismo reponha o suprimento durante a atividade f?sica, caso o treino ultrapasse 60 minutos.

E adicionarmos alto teor de carboidratos ?s refei?es depois da atividade f?sica, a fim de ajudar o corpo a se recuperar do desgaste. Os carboidratos simples, que proporcionam r?pido aumento de energia, s?o os a?cares ? encontrados na rapadura, no a?car mascavo, no mel e nas frutas. Os carboidratos complexos, que liberam energia para o organismo por um per?odo de tempo mais prolongado, est?o nos amidos.

Alimentos energ?ticos extras: embora tenham vitaminas, em raz?o do alto teor de energia, devem ser consumidos com modera??o. Podem ser encontrados nos ?leos e nas gorduras (manteiga, ?leo vegetal e azeite de oliva).

SUGEST?O: inclua uma fonte de alimento energ?tico em cada refei??o. P?o integral ou cereal no caf? da manh? e no lanche da tarde; arroz integral, massa ou batata no almo?o e no jantar.

Uma inimiga e dois amigos

Voc? n?o enxerga essas subst?ncias, mas elas est?o presentes, para o bem ou para o mal, nos vegetais e em muitos produtos industrializados ? venda nos supermercados. Fique atento.

Gorduras trans: a vil? da vez ganhou o apelido de trans, que vem de transversa. ? um tipo de gordura altamente prejudicial, porque adere ?s paredes das art?rias formando placas de gordura, que levam ao infarto e ao acidente vascular cerebral (derrame). Est?o presentes em sorvetes cremosos, margarinas, tortas ? base de massa podre, bolos prontos, salgadinhos tipo snacks e biscoitos. As redes de fast food v?m adotando o ?leo de palma, um substituto da gordura hidrogenada, capaz de manter o aspecto crocante dos alimentos fritos sem aumentar o colesterol nem invadir o cora??o.

Elementos fitoqu?micos: s?o subst?ncias presentes em frutas, folhas e legumes (fito, em grego, quer dizer planta) que n?o s?o consideradas nutrientes, como as vitaminas, mas que atuam como antioxidantes ou como "bra?os direitos" do sistema imunol?gico, ajudando a prevenir doen?as. Principais fitoqu?micos: compostos sulfurosos, encontrados em vegetais como, o alho, cebola, alho-porr? e cebolinha; isoflavona, presente na soja.

Antioxidantes: est?o em alimentos que cont?m vitaminas C (frutas c?tricas) e nos alimentos que cont?m vitamina E (?leos vegetais) e betacaroteno (frutas e legumes amarelo-alaranjados). Os antioxidantes neutralizam ou amenizam a a??o dos radicais livres, que podem lesar as c?lulas e provocar de envelhecimento a c?ncer.

R?tulos ? leia atenciosamente

Os produtos trazem na embalagem informa?es importantes para a sua sa?de. Aprenda a decifr?-las.

Valor energ?tico: proveniente de carboidratos, prote?nas e gorduras. No r?tulo, aparece como kcal (quilocalorias) ou kJ (quilojoules). D?o uma pista de quanto voc? pode ? ou deve ? consumir. Uma por??o de 30 g (quatro unidades) de biscoito, por exemplo, pode conter 153 kcal (igual a 643kJ).

Gorduras totais: referem-se ? soma das gorduras de origem animal e vegetal encontradas no produto. Quanto maior a quantidade de gramas, pior para voc?.

Gorduras saturadas: altos ?ndices de %VD (percentual de valores di?rios) apontam que aquele alimento tem grandes quantidades de gordura saturada.

Gorduras trans: a Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (ANVISA) diz que n?o se deve consumir mais que 2 g desse tipo de gordura por dia.

Fibra alimentar: produtos com altos ?ndices de %VD de fibra alimentar s?o os mais ben?ficos.

S?dio: prefira os alimentos que t?m baixos ?ndices de %VD em s?dio.

Estas s?o as nossas considera?es para este m?s de novembro. Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informa?es s?o muitas, mas o espa?o do artigo ? limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, escritor, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com