População pode opinar sobre mobilidade urbana no portal da Assembleia

Por

Popula??o pode opinar sobre mobilidade urbana no portal da Assembleia
Quarta-feira, 22 de maio de 2013, atualizada às 15h

População pode opinar sobre mobilidade urbana no portal da Assembleia Legislativa


Da Redação

Em fase final de preparação, o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes quer saber o que a população tem a dizer sobre o tema. Até o dia 30 de junho, está aberta, no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma consulta pública em que os interessados poderão expressar sua opinião sobre os quatro temas escolhidos pelos organizadores. Para cada um dos temas, haverá de três a quatro questões e, em cada uma delas, o internauta poderá opinar se a mesma é positiva ou negativa e deixar um comentário.

Os assuntos foram discutidos e selecionados por especialistas em mobilidade urbana durante as reuniões preparatórias para a organização do evento. Após os debates, foram escolhidos: Mobilidade Urbana e Desenvolvimento das Cidades: governança política, planejamento integrado e articulação das políticas públicas; Cidades e Infraestrutura de Mobilidade Urbana: desafios e estratégias; Desafios da Efetividade do Planejamento em Mobilidade Urbana: financiamento, fiscalização e controle social; e Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes e Sustentáveis: educação, meio ambiente e novas tecnologias.

O evento

O Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes é uma iniciativa da ALMG com o objetivo de discutir e gerar sugestões para o problema da mobilidade urbana que atinge as grandes cidades de Minas e do país. O projeto teve início em março deste ano por meio de reuniões preparatórias, que vão até o final deste mês. Em seguida, nos dias 13 e 14 de junho, será realizado no Plenário da Casa um Ciclo de Debates para discussão dos temas escolhidos.

No segundo semestre deste ano, municípios com mais de 20 mil habitantes, que, pela Lei Federal 12.587, de 2012, precisam elaborar Planos Municipais de Mobilidade até 2015. O objetivo é promover a sensibilização e capacitação de agentes públicos e sociedade civil organizada para a construção desses planos. Será um trabalho das comissões permanentes da Assembleia de Minas que tratam de assuntos pertinentes à questão.