Artigo: Prazer, necessidade, paixão ou doença

Por

Ana Stuart 26/12/2007

Prazer, necessidade, paix?o ou doen?a

? cada vez maior o n?mero de pessoas que procuram ajuda para controlar o impulso consumista.

Observa-se que a compuls?o leva aproximadamente 10 anos para se consolidar e ser percebida como tal pela pessoa afetada.

O h?bito come?a por volta dos 18 anos quando os jovens, ?s vezes nem efetivam a compra, mas passam horas experimentando roupas e outros produtos.

As compras funcionam como uma esp?cie de droga leve, satisfazendo o consumidor quando adquire o produto t?o desejado. Mas pode tornar-se obsessiva e comprometer o equil?brio emocional e financeiro da fam?lia.

Para se livrar dessa ang?stia, h? pessoas que optam por solu?es dr?sticas, como n?o entrar em lojas para evitar o impulso, at? mesmo n?o saindo de casa ou n?o saindo do trabalho nas horas livres, mas ap?s 2 ou 3 dias experimentam n?useas ou qualquer outro tipo de mal estar compar?veis ?s da abstin?ncia de drogas.

Apesar das semelhan?as o comportamento n?o ? reconhecido como depend?ncia porque n?o envolve o uso de subst?ncias.

Foi verificado experimentalmente que todas as compuls?es causam altera?es na libera??o de neurotransmissores como a dopamina, adrenalina e a serotonina. A euforia ligada ?s compras tem origem num mecanismo biol?gico semelhante ao abuso de drogas...

Agora dizermos que fazer compras ? um prazer n?o resta d?vida, pois existe todo um contexto e toda uma prepara??o para obtermos o objeto de desejo.

Que ? uma necessidade tamb?m n?o resta d?vida, pois ? a necessidade da troca para a sobreviv?ncia.

Paix?o? ? uma quest?o de op??o. Uns tem paix?o por viagens, outros por m?sica e outros por compras de determinados objetos. Desde que a pessoa se prepare para viver este tipo de paix?o sem preju?zo de qualquer esp?cie: f?sica, material ou emocional, neste caso n?o ser? denominado compuls?o.

Quando a compuls?o de compra ? considerada doen?a, ? quando a pessoa n?o passa um dia sem comprar alguma coisa mesmo que n?o esteja precisando, mesma que j? possua v?rios iguais, mesmo que a pr?pria pessoa saiba que o ato ? desnecess?rio naquele momento mas n?o consegue parar, que todo momento de folga ela volte seu pensamento para compras, que possua sintomas do mal estar causado pela abstin?ncia de comprar. Diante de todos esses sintomas ? hora de correr e buscar ajuda, antes que as perdas sejam irrepar?veis, antes que as reca?das causem danos e danos e danos.

Nessa ?poca do ano fala-se muito do consumismo por motivo de natal, virada de ano e f?rias, por?m cabe a cada um de n?s observar at? que ponto ? prazer, necessidade, paix?o ou doen?a.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.