Dia das M?es

Por

Dia das MãesProdutos personalizados e pessoais são dicas de presente para a mãe moderna

Patrícia Rossini
*Colaboração
5/5/2009

O Dia das Mães é tradicionalmente marcado pelo aumento das vendas no comércio e, de acordo com alguns lojistas, só perde para o Natal em volume de compras. A novidade fica por conta da oferta de presentes - cosméticos, acessórios e produtos personalizados ou de uso pessoal conquistam cada vez mais a preferência dos filhos.

Para a gerente de uma loja de cosméticos do Centro, Valéria Freitas, a mudança de comportamento do consumidor reflete o perfil da mãe moderna. "As mulheres estão cada vez mais vaidosas e independentes, e já é possível perceber esses traços modernos na escolha do presente. Antes, era comum a mãe ganhar eletrodomésticos e utensílios para uso geral na casa e, agora, os filhos preferem itens de uso pessoal."

Vaidade

Segundo Valéria, os kits lideram as vendas do Dia das Mães. "Nós oferecemos algumas sugestões de presente, mas o cliente gosta de montar seu kit personalizado. Além do hidratante e da colônia, que são os campeões de venda dessa época, as pessoas costumam acrescentar sais de banho e sabonetes."

Valéria afirma que existem opções para todos os bolsos. "Dá para comprar um presente gastando, em média, R$ 25. O preço depende da quantidade produtos que o cliente vai levar." Para quem tem dúvidas na hora de escolher a fragrância, a gerente dá a dica: "lavanda e jasmim são tradicionais, costumam agradar a todos os gostos. Os produtos com cheirinho de pitanga e de maçã vermelha também fazem muito sucesso."

Os acessórios também são uma boa pedida para as mamães vaidosas. De acordo com a vendedora de uma loja do ramo, Rosemary Ribeiro Cipriani, os colares e as correntes lisas têm boa saída, pois são fáceis de combinar.

Já os mais elaborados, com pedras naturais ou madrepérola, agradam a gostos mais específicos. "As mulheres adoram os colares com pedras naturais e os modelos mais modernos, com muitas voltas. No entanto, se a mãe tem um estilo mais básico, a dica é apostar nas correntes lisas, que combinam com tudo e incrementam o visual."

* Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

** Preços pesquisados em maio de 2009