• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Armando Falconi Armando Falconi 5/12/2012

    Acerola – Vitamina C natural

    Parte I*

    AcerolaEis que a primavera começa a arrumar as malas para ir embora e a chegada do verão torna-se cada dia mais uma realidade. Nesta época do ano, reidratar o corpo para manter saúde e buscar qualidade de vida são obrigações de todos aqueles que desejamos uma qualidade vida melhor.

    Aumentar a ingestão diária de água, sucos naturais de frutas, legumes e hortaliças; usar, frequentemente, água de coco; e buscar os benefícios das atividades físicas regulares, respeitando as realidades pessoais de faixa etária, estado geral de saúde e de peso.

    Ao mesmo tempo, evitar os líquidos que só causam prejuízo a saúde, como bebidas engarrafadas, como os refrigerantes, pela grande quantidade de aditivos químicos e de açúcar e adoçantes, lembrando que a opção pelos chamados light, diet e zero é ainda pior, pois estes possuem carga ainda maior de conservantes e outros produtos químicos diversos.

    Igualmente, devemos evitar as bebidas fermentadas ou destiladas, pois estas, além dos prejuízos orgânicos, ainda alteram e influenciam negativamente os níveis moral e social, sendo o alcoolismo, em todos os países, uma das maiores enfermidades deste século, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Acerola

    Da família botânica Malpighiaceae, também conhecida como cereja-das-antilhas, é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, da América Central, e do norte da América do Sul. A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C. É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.

    Características da planta: Arbusto de até três metros de altura. Tronco que se ramifica desde a base. Copa densa com folhas pequenas de coloração verde-escura e brilhante. Flores dispostas em cachos de coloração rósea a violeta esbranquiçada. Floração durante o ano todo.

    Fruto: carnoso, de superfície lisa ou dividido em 3 gomos, de coloração vermelho-alaranjada quando madura. Contém três sementes. A frutificação ocorre três a quatro semanas após o aparecimento das flores.

    Propriedades:

    • Extraordinária fonte natural rica em vitamina C, reconhecida por acelerar a cicatrização pós-cirúrgica;
    • Contém cerca de 2.329 mg de vitamina C (ácido ascórbico) em cada 100g de fruta. Aumenta a resistência imunológica e muscular;
    • Facilita a absorção do ferro e da vitamina E. Seu suco é frequentemente incluído em dietas para emagrecimento, por suas qualidades e pelo seu baixo valor calórico (30,6cal em 100g de fruta);
    • A vitamina C encontrada na acerola também é usada como medicação auxiliar em doenças como gripes, resfriados, câncer, diabetes, doenças hepáticas etc., e no combate aos radicais livres.

    A acerola é considerada a fruta mais rica em vitamina C. Em 100g polpa há de 2.000 a 5.000mg de ácido Acerolaascórbico, que é a própria fonte de vitamina C. Para se ter uma ideia do que estas quantidades representam, o limão, por exemplo, apresenta um teor de ácido ascórbico de 40 a 50mg. Por sua excepcional qualidade nutritiva e vitamínica, também é considerada medicinal, pois aumenta a resistência geral do organismo, prevenindo contra doenças oportunistas, como as gripes, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias.

    É uma fruta pequena, de cor vermelha, parecida com a cereja europeia. Seu sabor é levemente adocicado, com um contraste de acidez. Serve para ser comida ao natural ou para fazer geleias, doces em calda, doces em pasta, licores etc. Além disso, a acerola é rica, também, em outras vitaminas, possui vitaminas A, B1 e B2 e os minerais cálcio, fósforo e ferro.

    Uma pessoa que coma certa quantidade de acerolas por dia, tem satisfeitas, praticamente, todas as suas necessidades vitamínicas, sem necessidade de comprar suplementos vitamínicos industrializados, que são sempre caros e nem sempre confiáveis. Uma acerola é uma verdadeira cápsula natural de vitaminas. Apresenta em sua composição proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B1 e B2, pró-vitamina A, além, é claro, da enorme quantidade de vitamina C.

    • Calorias: (100g - em média, de dez a doze unidades): 49 kcal.
    • Valor Nutricional: contém carboidratos, proteínas, gorduras e minerais, como cálcio, fósforo, ferro, magnésio e manganês.
    ACEROLA: Composição média por 100 gramas
    Calorias: 60kcal Umidade: 91.10g Proteínas: 0.68g
    Fibra: 0.60g Cálcio: 8.70mg Fósforo: 16.20mg
    Ferro: 0.17mg Niacina: 0.34mg Vitamina C: 1400.00mg
    pH: 3.38 Brix: 7.50% Acidez: 1.76%

    Vitamina C- ácido ascórbico

    AcerolaLembramos que, antigamente, era sintetizada dentro do corpo e, hoje, não se sabe porquê, perdemos essa capacidade; a vitamina C só pode ser obtida por meio da alimentação. É antioxidante e detoxicante. Previne gripes, resfriados, fadiga, fraqueza muscular, desordens digestivas, infertilidade, infeções e, segundo o cientista Linus Pauling, até mesmo o câncer.

    Sinais de alarme: feridas que custam a sarar, ossos quebrados que não colam, hemorragia, gengivas inflamadas, edema generalizado, dentes moles, pele emaciada, juntas inchadas, seguem-se anemia, perda de peso, irritabilidade, dores nas juntas, nas extremidades e nos músculos, ressecamento das glândulas lacrimais, depressão, histeria, hipocondria e outras desordens emocionais ou neurológicas. Nas crianças, a carência de vitamina C retarda o desenvolvimento.

    Recomendação diária: 60 a 100mg. A demanda aumenta quando há estresse, físico ou mental, e na idade avançada.

    As fontes mais ricas em vitamina C

    Medida Peso Alimento Mg.
    1xc. 250 g. Suco de acerola 3870
    2un. 100 g. Caju 220
    1 un. 90 g. Goiaba 165
    1xc 250 g. Suco de laranja fresco 125
    1xc. 60 g. Brócolis cozido 120
    1xc 80 g. Laranja cortada 95
    1/2 xc. 50 g. Pimentão vermelho cru 95
    1xc. 60 g. Ervilha fresca com sua vagem 75
    1 un. 75 g. Kiwi 75
    1xc 250 g. Suco de lima 70
    1xc 120 g. Couve flor cozida 70
    1xc. 160 g. Melão cantaloupe 65
    1xc. 100 g. Azedinha crua 65
    1xc 190 g. Tangerina em gomos 60

    Suco de acerola

    Combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite e também as gripes e afecções pulmonares.

    Caso encontre dificuldade em comprar a fruta fresca, use o recurso de usar a polpa congelada, que você Acerolaencontra em supermercados. Ao chegar em casa, mantenha no congelador. Dose diária: 1 a 3 copos, preferencialmente fora do horário das refeições.

    Todo suco, sempre que possível, deve ser preparado e consumido logo em seguida. Beber lentamente, insalivando bem cada porção antes de engolir. Mahatma Gandhi recomendava que devemos: "Mastigar os líquidos e beber os sólidos."

    * Atenção: este artigo continua no próximo mês!

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder suas perguntas. Entre em contato conosco, estamos aguardando. Encerramos com saudações holísticas!



    Armando Falconi Filho
    é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.