Atraso na entrega de compras online. Quais seus direitos?

Por

Atraso na entrega de compras online. Quais seus direitos?

Atraso na entrega de compras online. Quais seus direitos?

 Ana Carolina Feital 5/02/2018

Com a popularização da internet, os sites de vendas online se tornaram mais comuns e acessíveis. Assim, realizar compras pela internet tem se tornado mais fácil a cada ano.

Em uma pesquisa realizada em 2016, a Total Retail, da PwC, divulgou que somente 3,4% dos consumidores brasileiros, entrevistados, nunca adquiriram produtos via internet. Entretanto, dentre as mil pessoas entrevistadas, 38,2% possuem o hábito de comprar online.

Assim, com a proximidade do natal e final de ano, as compras online se intensificaram, aumentando o número de entregas através das transportadoras ou correios.

Com a sobrecarga de entregas, muitos produtos adquiridos para presentes de natal não chegaram aos seus destinos na data prometida. Mais que isso, alguns produtos não foram entregues mesmo com o adiantar de 2018.

E o que fazer se ao comprar um produto através da internet e contratar um serviço de entrega, o mesmo atrasar? Quais direitos os consumidores existe diante desta situação?

Primeiro é necessário recordarmos que as compras realizadas via internet também estão sujeitas à aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Deste modo, o Consumidor é amparado pela legislação consumerista que tem como principal objetivo proteger a parte mais fraca desta relação, no caso o Cliente/Consumidor.

Então, ao realizar a sua compra via internet e pagar por um serviço de entrega você está contratando uma oferta realizada por um fornecedor. Sendo assim, ao descumprir o prazo de entrega acordado, o fornecedor, ou seja, o site em que foi realizada a compra está descumprindo uma oferta.

Nesta hipótese o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor determina que o Consumidor escolha pelas seguintes hipóteses: I – exigir o cumprimento forçado das condições contratadas, isto é, exigir a entrega na data combinada; II – aceitar outro produto ou serviço equivalente ao que foi pago; III – desistir da compra e assim, receber a restituição do valor quitado, atualizado e as perdas e danos que tenha sofrido em função do descumprimento da oferta.

Para que a questão seja solucionada, é importante o Consumidor saber os direitos que possui e entrar em contato com o vendedor, de modo a solicitar a informação sobre o que está ocorrendo e a solução adequada para o caso.

É aconselhável que todo o contato com o vendedor seja realizado por escrito a fim de que haja provas da solicitação realizada. Após o contato, independente da opção escolhida pelo Consumidor, deve-se estipular um prazo para que o vendedor repare o comprador.

Por fim, se uma boa conversa, devidamente registrada, não solucionar a questão, o Consumidor ainda pode procurar o PROCON ou o Juizado Especial Cível da sua cidade, onde receberá atendimento e orientação gratuitos.