Amuletos, al?m de proteger, também trazem sorte

Por


Amuletos, al?m de proteger, tamb?m trazem sorte Eles s?o procurados para espantar olho grande e trazer sorte. Como s?o produzidos em v?rios tamanhos, eles protegem enquanto estiver em casa e na rua


Priscila Magalh?es
Rep?rter
02/10/2008

Quem n?o quer ter um pouco de sorte, prote??o e espantar o olho grande? Terezinha das Dores quer e j? est? providenciando uma simpatia com olho de boi e figa de de arruda. "? a primeira vez que eu vou fazer. Para dar certo, tem que acreditar", diz ela, enquanto compra os amuletos em uma loja no centro de Juiz de Fora.

A figa de arruda e o olho de boi s?o apenas dois dos v?rios amuletos conhecidos como os respons?veis por proteger. A figa, em geral, ? usada contra o olho grande. Quando produzida com arruda ou guin? se tornam ainda mais fortes, pois s?o madeiras que tamb?m t?m poder contra o olho gordo.

O olho de boi ? uma semente tamb?m muito usada para espantar o olho gordo. Usado junto com o sal grosso, considerado tamb?m um amuleto, fica ainda mais forte, como explica a vendedora dos amuletos Aparecida Furtado. "Uma boa simpatia ? colocar tr?s olhos de boi em um copo com ?gua e sal grosso. Pode deixar o copo onde quiser".

Segundo ela, o sal grosso tem o poder de tirar as energias negativas do corpo. "O mar ? considerado o descarrego mais completo. E o sal grosso vem do mar, ent?o ? bom para espantar tudo de ruim. Muita gente toma banho de sal grosso".

Sal grosso, olho de boi e figa de guin? s?o os tr?s amuletos mais procurados pelos juizforanos na loja de Aparecida. "Quando nasce uma crian?a, as pessoas v?m logo buscar a figa", exemplifica ela. E a procura pelos amuletos da sorte e prote??o ? grande o ano todo.

Al?m desses, h? outros amuletos da sorte, como o trevo de quatro folhas, o p? de coelho e a ferradura. O trevo ? comercializado em um cart?o plastificado e traz uma mensagem. ? ideal para ser colocado na bolsa ou na carteira. O p? de coelho vem em um chaveiro.

Aparecida explica que muitas pessoas recorrem ? ferradura para sorte, entretanto, algumas procuram o objeto que j? tenha sido usado por um animal. "Esse traz a energia da terra". Ela comercializa uma ferradura que traz o n?mero 13 bem no centro. "? o n?mero da sorte. ? como se o amuleto ficasse mais forte".

Os patu?s s?o amuletos que atraem sorte e oferecem prote??o. Aparecida explica que o patu? dos sete orix?s ? bastante procurado. Ele traz pingentes, como a chave, o cora??o, meia-lua, estrela, crucifixo, seta, espada, e cada um tem seu significado. "Todos s?o s?mbolos da umbanda", explica.

O cord?o de a?o tamb?m traz os s?mbolos da umbanda. Para Aparecida, ele tamb?m ? um amuleto forte, pois, al?m dos s?mbolos, ? feito em a?o, considerado um metal que oferece prote??o. O trevo de quatro folhas no cord?o ? uma boa op??o para quem ter o amuleto sempre por perto. O pingente de trevo ? feito de pedras, que atraem energias positivas.

Cada um usa o amuleto ? sua maneira. "Tem gente que p?e na bolsa, outros acham que tem que colocar no pr?prio corpo e prendem com um alfinete na roupa. O mais importante ? acreditar no poder deles", ressalta Aparecida.