Mais de 500 reclamações de cobranças indevidas são registradas no Procon

Por

Mais de 500 reclama?es de cobran?as indevidas s?o registradas no Procon
Quinta-feira, 28 de agosto de 2014, atualizada às 17h31

Mais de 500 reclamações de cobranças indevidas são registradas no Procon este ano

Lucas Soares
Repórter

O Banco Central (BC) divulgou na última quarta-feira, 27 de agosto, que a principal reclamação feita por clientes às instituições financeiras do país dizem respeito a débitos em conta não autorizados, totalizando 351 reclamações deste tipo em julho de 2014.

No entanto, esse número é bem maior se levar em consideração os órgãos de proteção ao consumidor. No Procon em Juiz de Fora, por exemplo, de janeiro de 2014 até a última quarta, 27, foram feitas 585 reclamações de cobranças indevidas. A coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Consumidor Super Endividado (NASE), Cláudia Lazzarini, explica a diferença entre as duas. "A cobrança indevida é aquela que o consumidor não reconhece, muitas vezes quando um cartão cobra uma tarifa que o consumidor não contratou ou uma compra que não foi feita. Já o débito não autorizado, é quando o dinheiro é retirado da conta da pessoa sem a autorização, independente se é devido ou indevido", diz. 

Ainda segundo o Procon, foram registrados, neste período, 117 reclamações de antecipação de financiamento e 156 problemas com contratos bancários. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, as queixas diminuíram no órgão. Foram contabilizadas 731 ocorrências de cobrança indevida, ou seja, 146 a mais. Referente à antecipação de financiamento, também na mesma data, o Procon de Juiz de Fora já havia contabilizado com 296 ações, 179 a mais do que 2014. Os problemas com contratos bancários foi o único que aumentou: 107 reclamações em 2013, contra 156 até o dia 27 de agosto deste ano.

No ranking divulgado pelo BC, a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados aparece com 161 reclamações.