Melhor amigo do homem

Pastores Belgas guardam propriedade no Lagoa

Por

  No bairro Lagoa vive um casal apaixonado por cães. Alexandre e  Márcia Ramos vivem
em uma chácara muito bem guardada por quatro cães da raça Pastor Belga Malinois
(se pronuncia Malinoá). O simpático casal conta que esse amor pelos animais vem desde as suas infâncias, mas o grande motivo da criação é mesmo a questão da segurança na propriedade. Tudo começou quando eles concretizaram o sonho de morar mais próximo da natureza. O casal sentiu a necessidade de ter um bom cão de guarda e começou a pesquisar as raças até identificar qual reunia as melhores
características de um cão de guarda. “O Pastor Belga Malinois é uma raça pouco conhecida, mas que vem conquistando a preferência dos brasileiros, principalmente daqueles que gostam de pesquisar e sair na frente. Quem investiga, acaba comprando”, explica Alexandre que até criou um site para divulgar a raça (www.
shroom.com.br/malinois).

O Malinois, segundo o criador, é considerada a raça mais antiga das quatro variedades da família dos Pastores Belga. As variedades diferem entre si essencialmente pela
pelagem: o Groenendael possui pelo comprido e de cor preta; o Laekenois possui pelo de arame; o Malinois, pelo macio e o Tervueren, pelo comprido com vários tons.
No mundo dos cães de esporte e trabalho, os Malinois são bem conceituados. Dominam as competições de Ring Francês, Belga, IPO, Schutzhund, Mondioring, entre outras. Em vários livros e enciclopédias caninas, a raça é rotulada como a “ferrari dos cães de guarda”. “Ele reúne todas as qualidades de um cão de pastoreio, de guarda, de defesa e de serviço”, observa Alexandre. A raça também é a preferida do “U.S.
Secret Service” - órgão do Departamento de Defesa Americano - de Departamentos de Polícia de vários países como Bélgica, França, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, e até mesmo no Brasil, sendo cada vez mais utilizado pela Polícia Federal, Exército, Polícia Militar e empresas de segurança privada.

Em muitos aeroportos do mundo, os Malinois são utilizados no monitoramento de bagagens. A raça aparece no Guinness Book como a mais farejadora de drogas. Foi também o primeiro cão a pular de paraquedas para farejar e detectar minas em
campos de batalha. A raça é considerada amável e fiel aos donos, extremamente inteligente, excelente para guarda e proteção, entre outras características. Os Malinois geralmente são treinados para o trabalho. Alguns donos até os criam para se apresentarem em exposições, mas não é comum. “Geralmente estas pessoas que treinam o cão para ser Show Dog são recriminadas”, afirma Alexandre.

De acordo com o criador, que fez vários cursos para treinamento de cães, a técnica é baseada em estímulos positivos, ou seja, quando o cão executa a tarefa que o adestrador manda, ele é recompensado. “Se uma criança que tira nota dez na escola
e o pai dá a ela um presente. No caso do cachorro, a situação é bem semelhante”, compara Alexandre. Segundo ele, os cães buscam sempre chamar a atenção do dono. Por isso é preciso ter habilidade para também ignorá-lo quando ele faz algo errado. “Assim, o cão não irá mais repetir o mau comportamento”, ensina o criador.

Dóceis só para os donos

Nutella, Fumaça, Branca e Jet, este o caçula da turma com apenas sete meses de
vida, são bonitos, dóceis e brincalhões. Só para os seus donos. Do contrário, afaste-se deles, mesmo que Alexandre e Márcia insistam em dizer que os cães são os melhores amigos do homem. Para os animais, quem não é da casa nunca é bem-vindo. E isto eles fazem questão de demonstrar, mesmo na presença dos seus donos. Os olhares são de desconfiança. A propriedade é toda cercada com grades e os cães permancem quase todo o tempo soltos. Portanto, só vai mesmo sentir a força da mordida de um Malinois quem tentar entrar na propriedade sem ser convidado. Alexandre admite que já foi vítima das mandíbulas de seus cães, mas diz que foi por “brincadeira”. Até mesmo no canil, os cães estão vigilantes ao mínimo sinal de uma pessoa estranha no local. Atualmente, o casal conta com três fêmeas e um macho, mas aguarda mais duas fêmeas que virão da Holanda. Um filhote de Malinois custa de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil.