Fique por dentro

Por

Vestibular de inverno Das dez faculdades particulares, em Juiz de Fora, nove abrem sele??o para vestibular no meio do ano. Tr?s j? divulgaram edital

S?lvia Zoche
Rep?rter
12/05/2005

Se antes as op?es de ensino superior, em Juiz de Fora, restringiam-se apenas ? Universidade Federal (UFJF) e a quatro faculdades particulares (CES/JF, Granbery, Machado Sobrinho e Vianna J?nior), quem acompanha a vida acad?mica percebeu que o n?mero de institui?es aumentou mais de 50% de uns tr?s anos pra c?. Atualmente, existem dez op?es (clique aqui) de faculdades privadas. Dessas, nove oferecem vestibular no meio do ano. A particular que n?o faz vestibular de inverno ? a faculdade Machado Sobrinho. E, neste m?s de maio, tr?s j? marcaram as datas dos vestibulares (veja na agenda).

Concorr?ncia

Se, por um lado, o aumento de faculdades ? considerado positivo porque possibilita a vinda de novos cursos, por outro, cresce o n?mero de concorrentes no mercado de trabalho e Juiz de Fora n?o consegue absorver todo mundo, tendo a maioria que buscar empregos em outros locais ou conviver com a triste situa??o do desemprego. Por isso, o empenho do aluno ? importante para se destacar durante a faculdade e, mais tarde, na profiss?o.

Al?m de cursos tradicionais, as novas faculdades trouxeram op?es em diferentes ?reas, que anteriormente s? eram poss?veis cursar nas capitais, tais como: Est?tica e Imagem Pessoal, Turismo e Hotelaria, Gest?o de Organiza?es Hospitalares, Gest?o Ambiental Urbana, Desenvolvimento Web e Com?rcio Exterior, entre outras. Medicina, Direito, Fisioterapia e Comunica??o Social, antes encontrados somente na UFJF*, agora tamb?m n?o s?o mais exclusividade.

O curso de Direito, por exemplo, ? oferecido em seis institui?es particulares e em uma federal. Antes, era somente em duas. A UFJF* oferecia cem vagas e o Vianna J?nior, 300. Hoje, a oferta ? bem maior. A UFJF* possui 180 vagas; o Vianna, 330; a Doctum, 160; Unipac, 60; Est?cio de S?, 100; e a Universo, 200 vagas e o Granbery, 120 . Ou seja, no final de um ano Juiz de Fora forma 1.240 advogados, quase tr?s vezes mais do que formava antes da instala??o das novas faculdades.

O mesmo acontece, por exemplo, com curso como Comunica??o Social. Se antes eram oferecidas 50 vagas, agora com o curso noturno e as outras faculdades o total de jornalistas que formam por ano chega a 500 profissionais. J? Engenharia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes e F?sica ainda s?o exclusivos da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Veja alguns cursos oferecidos em diferentesfaculdades
  • Fisioterapia: Est?cio de S?, Suprema, UFJF*, Unipac e Universo
  • Medicina: Suprema, UFJF*
  • Psicologia: CES/JF e UFJF*
  • Inform?tica ou Sistemas de Informa??o ou An?lise de Sistemas: CES/JF, Est?cio de S?, Facsum, Granbery, Unipac e Universo
  • Turismo: Est?cio de S?, Facsum, UFJF*, Unipac e Universo
  • Enfermagem: Est?cio de S?, Suprema, UFJF*, Unipac e Universo
  • Letras: CES/JF, UFJF* e Universo
  • Pedagogia: CES/JF, UFJF* e Universo
  • Hist?ria: CES/JF, UFJF* e Universo
  • Geografia: CES/JF, UFJF* e Universo
  • Matem?tica: CES/JF, UFJF* e Universo
  • Teologia: CES/JF
  • Normal Superior: Granbery, Unipac
  • Ci?ncias Cont?beis: Facsum, Machado Sobrinho*, Unipac e Universo
N?mero total de vagas em tr?s cursos
Comunica??o Social
Est?cio de S? 200
Facsum 100
UFJF* 100
Unipac 60
Universo 120
Total 580
Administra??o
Est?cio de S? 400
Granbery 50
Facsum 300
Machado Sobrinho* 300
UFJF* 100
UNIPAC 60
Universo 240
Total 1450
Educa??o F?sica
Granbery 100
Suprema 60
UFJF* 80
Unipac 60
Universo 200
Total 500

* Faculdade e universidade com vestibular somente no fim de ano