Obra resgata tradição alem? atrav?s do potencial cervejeiro de Juiz de Fora

Por

Obra resgata tradi??o alem? atrav?s do potencial cervejeiro de Juiz de Fora
Terça-feira, 3 de novembro de 2015, atualizada às 16h58

Obra resgata tradição alemã através do potencial cervejeiro de Juiz de Fora

Angeliza Lopes
Repórter

Em busca de despertar a atenção para as raízes alemãs deixadas pelos imigrantes em Juiz de Fora, através do cultivo da cerveja artesanal, que o empresário e professor de alemão Alexandre Hill Maestrini lançou seu livro "Cerveja, Alemães e Juiz de Fora" - História do Polo Cervejeiro. A obra faz um resgate dos grandes centros de venda da bebida tradicional germânica na cidade, anos após a chegada dos primeiros imigrantes, além de reunir 74 novos produtores que tornam atual o consumo do "pão líquido" rico em sabores e cultura.

Maestrini conta que a ideia inicial era fazer um artigo que trouxesse para a atualidade as influências das tradições alemãs, com foco no consumo da cerveja artesanal no município, "mas o número de interessados foi crescendo e acabou resultando em um livro. Quis resgatar fatos importantes dos produtores históricos, entender a ascensão, o declínio e o renascimento da indústria cervejeira em nossa cidade, o porquê que estas pessoas começaram a fazer cerveja, qual sua ligação com as tradições alemãs e como Juiz de Fora já pode ser considerada um dos maiores polos cervejeiros no país", destaca.

Livro

Os interessados em adquirir um exemplar podem procurar nos seguintes pontos: Empório Estrela Sul, Empório da Casa no Bairro Aeroporto, Vonhansen – loja de produtos para cervejeiros no bairro Marilândia, Independência Trade Hotel, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHBRSJF) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (ABRASEL-ZM).