Curiosidades Gastron?micas

Por

Curiosidades Gastron?micas (parte I)

:::15/04/05

Origem do Bacalhau

Para os povos de l?ngua portuguesa; Stockfish para os anglo-sax?nicos; Torsk para os dinamarqueses; Baccal? para os italianos; Bacalao para os espanh?is; Morue, Cabillaud para os franceses; Codfish para os ingleses. (O nome bacalhau, de acordo com o Dicion?rio Universal da L?ngua Portuguesa, tem origem no latim baccalaureu)

Mundialmente apreciado, a hist?ria do bacalhau ? milenar. Existem registros de existirem f?bricas para processamento do Bacalhau na Isl?ndia e na Noruega no S?culo IX. Os Vikings s?o considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, esp?cie que era farta nos mares que navegavam. Como n?o tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, at? que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma t?bua de madeira, para ser consumido aos peda?os nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da Fran?a, o com?rcio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que j? no ano 1000, realizavam o com?rcio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau come?ou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.

Molho B?chamel

Diz a lenda que tal alquimia foi idealizada pelo marqu?s Louis de B?chameil (1630-1703), um financista franc?s, especialista em agricultura e assessor do rei Louis XIV. Na verdade, na It?lia, o molho j? existia desde o s?culo 14, uma especialidade da regi?o de Cesena, nas imedia?es do mar Adri?tico sob o nome de Balsamella. O marqu?s, efetivamente, apenas utilizou a coisa antiga numa receita de frango.

Creme de Chantilly

O universo deve o creme a um doido fant?stico, Fritz Carl Vatel. Um doido que morreu cedo, aos 36 anos de idade. Ali?s, um doido que se suicidou a fim de n?o se desonrar. Um empregado de sal?o, rigorosamente su??o, Vatel provocou a aten??o dos senhores da casa palacial de Chantilly e, jovem ainda, pelo seu charme e pela sua compet?ncia, ficou famoso nas cortes da Fran?a. Imposs?vel desvendar se a preciosidade aconteceu propositadamente ou acidentalmente. Verdade que o leite da regi?o de Chantilly, onde Vatel se alojou aos 27 anos de vida, era mais gorduroso e, por isso mesmo, mais apropriado ? bate??o que o transformaria numa pasta vaporosa e densa. Melhor: depois das suas experi?ncias iniciais, ao resultado da sua combina??o, Vatel adicionou a?car. Maravilha, imbat?vel maravilha, o creme Chantilly.

Fondue

Antes de tudo, que fique claro: a Fondue, e n?o o Fondue. Como in?meros pr?mios da gastronomia, nasceu da necessidade. Cerca de 7 anos atr?s, alguns povos dos Alpes da Su??a produziram mais queijo do que conseguiam vender e consumir. Veio o inverno e o produto se enrijeceu ao ponto do lixo. Na temporada seguinte, de novo diante de um estoque superlativo, a comunidade se reuniu e algu?m, brilhantemente, exp?s a sua id?ia excepcional. O exagero seria derretido. E para sua melhor conserva??o, ? massa se acrescentaria algum ?lcool, vinho e/ou aguardente, o Kirsh, destilado local de cerejas. A mistura se reendureceria com o frio e n?o mais se estragaria. Depois, bastaria rederret?-la. A opera??o inaugural aconteceu em um gigantesco caldeir?o. A fim de experimentar o sabor, um cidad?o mergulhou no queijo derretido, um espeto com um peda?o de p?o nas pontas, e assim surgiu o prato nacional da Helv?cia.

Escalope

Substantivo proveniente do gaul?s arcaico eschalope, denomina??o de um molousco, primo do ingl?s scallop e aparentado com as vieiras do Brasil. Ao se fritarem as lascas de carne muito finas, elas se enrodilhavam e assumiam um formato equivalente ao do molusco.

Strogonoff

Prato de origem russa. Seu nome original ? Strogonov. No s?culo XVI, na R?ssia, os soldados levavam sua ra??o de carne, cortada em nacos, em grandes barris, debaixo de uma mistura de sal grosso e aguardente para preservar. Coube a um cozinheiro do Czar Pedro, o Grande, que era protegido do general Strogonov, melhorar e refinar a mistura. Com a Revolu??o de 1917 e a emigra??o dos russos brancos, a receita chegou ? Fran?a, onde foi refinada, chegando ? forma atual.

Restaurante

At? metade do s?culo XVIII, a palavra restaurant, em franc?s, significava apenas e especificamente "fortificante". O termo era aplicado a caldos e gemadas destinados a fortificar, a reparar as for?as, ap?s uma doen?a ou um grande esfor?o. Em 1765, o Sr. Boulanger, dono de uma esp?cie de botequim, afixou na frente de seu estabelecimento uma placa com os seguintes dizeres "Boulanger vende restaurantes divinos". Por seu tipo de estabelecimento, ele s? podia vender caldos. Em 1786, se implanta o h?bito da "mesa de h?spedes", o que significava que os clientes poderiam passar a sentar-se ? mesa do dono do estabelecimento para comer l? mesmo o prato comprado, em vez de lev?-lo para casa. Entretanto, com a Revolu??o Francesa, tantos privil?gios como corpora?es foram abolidos. Com isso, os donos desses estabelecimentos puderam passar a preparar e servir, eles pr?prios, todo tipo de comida. Desde ent?o, o estilo de estabelecimento firmou-se na Fran?a e se espalhou por outros pa?ses.

Leonardo da Vinci

No s?culo XIV e XV, ele possu?a um restaurante, no qual foi inventado o Card?pio, pois nele existiam v?rios pratos. Para que seus clientes pudessem saber e provar seus diversos pratos, ele criou o card?pio no qual indicava e explicava cada prato feito em seu restaurante. Leonardo Da Vinci, tamb?m inventou o guardanapo, pois ele, quando comia macarr?o, se sujava inteiro, e assim acabou inventando um m?todo f?cil para proteger-se quando comia.

Origem do Sushi

Est? na antiga China onde, mais do que um prato, foi um m?todo de preserva??o de peixes. Cozido o arroz, colocava-se no seu interior peda?os de peixe e sal. O peixe assim "embrulhado" fermentava por meses, e s? ele servia de alimento. Tal m?todo chegou ao Jap?o h? 2 mil anos, e l?, o per?odo de fermenta??o foi alterado e adicionou-se vinagre de arroz ao sushi. Com o passar do tempo, o arroz passou a ser consumido tamb?m.

Tempura

Influ?ncia Portuguesa no Jap?o, trazida por mission?rios. A Palavra vem de t?mporas, os dias de prece e jejum que se repetiam quatro vezes ao ano, segundo o calend?rio eclesi?stico, durante os quais os portugueses se abstinham de carne e comiam camar?es fritos, ? maneira que os japoneses passaram a chamar tempura.



Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de culin?ria com
a culinarista Cristina Dutra

Cristina Dutra ? consultora de Culin?ria,
ministra Cursos de Congelamento,
Microondas e Culin?rias variadas.
Saiba mais, clicando aqui!