PJF divulga esquema especial de vacina contra febre amarela neste sábado

Por

PJF divulga esquema especial de vacina contra febre amarela neste s?bado
Quarta-feira, 8 de março de 2017, atualizada às 18h40

PJF divulga esquema especial de vacina contra febre amarela neste sábado

Da redação

A Secretaria de Saúde (SS) promoverá neste sábado, 11 de março, o “Dia Especial de Vacinação Contra a Febre Amarela”. O objetivo é facilitar o acesso à imunização para as pessoas que têm dificuldades de ir até os postos durante a semana e, assim, agilizar a proteção da população. Neste dia estarão abertas para vacinação as 63 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), além do Pronto Atendimento (PAM Marechal) e os departamentos de saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e do Idoso (DSI).

A meta da Prefeitura é vacinar cerca de 20 mil pessoas, entre 8h e 13h, quando as unidades estarão abertas. “Vamos fazer este dia especial para ampliar nossa cobertura vacinal o mais rápido possível e deixar a população tranquila. No entanto, é fundamental destacar que não há necessidade para pânico ou correria. Todos serão vacinados”, anunciou a secretária de Saúde, Beth Jucá.

O Dia D é parte das ações da SS, que vem adotando medidas preventivas e de combate desde o registro relacionado à morte, na cidade, do primeiro macaco vítima de febre amarela. A partir da necessidade de intensificação das ações, na segunda-feira, 6, a SS fez aplicação do inseticida na região do bairro São Pedro, onde foi encontrado o macaco, conforme preconizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e iniciou a cobertura vacinal não só da população daquela região, mas de toda a cidade. Setenta e cinco mil doses de vacina foram entregues pela SES na mesma segunda, das quais 35 mil já foram distribuídas às unidades.

Isto significa aumento na demanda das Uaps e, consequentemente, mais filas. No entanto, para amenizar este reflexo, a secretaria buscou parcerias, o que já deve surtir efeito nos próximos dias. Uma delas foi a abertura de ponto exclusivo para vacinação contra a febre amarela, no térreo do prédio do PAM-Marechal, onde a demanda costuma ser maior. No PAM, serão aplicadas vacinas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo de almoço).

A segunda ação foi a parceria com faculdades de enfermagem da cidade, que irão disponibilizar 64 estagiários para apoiar as equipes de vacinação, ampliando a capacidade de aplicação diária do medicamento. Os estagiários se revezarão em dias e turnos distintos e atuarão nas unidades de maior demanda, como a Uaps Centro Sul e o PAM-Marechal, além da Uaps de São Pedro. Os demais darão suporte em outras unidades, de acordo com a demanda de cada uma.

Nesta quinta-feira, 9, gerentes e enfermeiros responsáveis pelas salas de vacinação nas Uaps receberão orientações sobre as diretrizes de intensificação da cobertura, num trabalho conjunto entre as subsecretarias de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Confira locais e horários de vacinação

  • A vacinação contra febre amarela vai acontecer neste sábado, 11, nas 63 Uaps, PAM-Marechal (Rua Marechal Teodoro, 496), no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (Rua São Sebastião, 776, Centro) e no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira, 943, Centro) somente entre 8h e 13h.