Irreverência e cidadania marcam o sábado do arco-?ris

Por

Fantasias brilham e divertem Parada Gay em Juiz de Fora Mais do que a brincadeira das fantasias, a Parada Gay simboliza a luta pelos direitos do p?blico GLBT vindo de v?rias partes do pa?s

Marinella Souza
*Colabora??o
16/08/2008

Na manh? deste s?bado, dia 16 de agosto, gays, l?sbicas e simpatizantes da causa estiveram no centro de Juiz de Fora para se divertir com muito bom-humor e fantasias bem originais. M?rcia Cabral (foto abaixo, de dourado) veio do Rio de Janeiro, atra?da pela boa recep??o que Juiz de Fora oferece aos homossexuais.

"Eu sempre participei da Parada do Rio, mas nunca fantasiada. Quis vir fantasiada para c? porque soube que Juiz de Fora ap?ia nossa causa". Assim como M?rcia, outros travestis e drag queen's apresentaram suas melhores fantasias para um p?blico diversificado, que se divertiu com o clima colorido que tomou conta da cidade na ?ltima semana.

Participando fantasiado pela segunda vez, James (foto abaixo de capa vermelha) acredita que esse ? o momento de se soltar. "A Parada Gay ? glamour e tem que se soltar mesmo. O carinho de crian?as e adultos ? tudo de bom", declara.

E as pessoas realmente s?o muito carinhosas e se divertem com as fantasias. N?o faltaram fam?lias clicando as drag's fantasiadas e olhares curiosos e atentos ? criatividade exuberante do p?blico GLBT.

Mas nem s? de glamour, brilho e paet? se faz a Parada Gay de Juiz de Fora. Em 2008, o tema escolhido "Homofobia mata! Seu voto vale uma vida", pretende destacar a import?ncia do respeito aos homossexuais. Essa luta cidad? ? destacada por algumas das pessoas que foram ao centro da cidade caracterizadas.

Para Emanuele de Peixo (foto ao lado), esse ? "? o momento da diversidade, momento de se divertir. Para n?s, ? um carnaval fora de ?poca, por?m com uma a??o pol?tica de exercer direitos como pessoas, como cidad?s", ressalta. Emanuele est? acostumada a ir fantasiada ao evento, mas esse ano decidiu inovar e foi com a cabe?a de drag e o resto do corpo sem fantasia.

Salete Campari (foto ao lado), uma das mais requisitadas para fotos, reafirma a import?ncia do tema de 2008. "A Parada Gay de Juiz de Fora representa muito para n?s porque est? lutando pela criminaliza??o da homofobia. A gente precisa mesmo de uma lei que criminalize a homofobia. A gente precisa de respeito. N?o queremos nem mais nem menos, apenas respeito", afirma.

Desde cedo o cal?ad?o da rua Halfeld foi tomado pelo p?blico GLBT numa esp?cie de concentra??o para o trio el?trico que iniciou seu percurso ?s 14h. O clima era de descontra??o, respeito ao pr?ximo e muito bom humor. Depois de percorrer a avenida Rio Branco, o trio el?trico aporta da Pra?a Ant?nio Carlos, onde uma festa est? armada para quem quiser comparecer.

Mais cliques