Sandu?che de peito de peru

Por

Receita leve para os dias de folia R?pido de fazer, saud?vel e saboroso, o sandu?che de peito de peru ? a melhor pedida para garantir energia nos dias de folia

Marinella Souza
Colabora??o*
25/01/2008

As altas temperaturas provocadas pelo carnaval, combinadas com doses de bebidas alco?licas e o pouco tempo para a alimenta??o pedem uma refei??o leve, saud?vel e, claro, saborosa.

Uma boa pedida para esta ?poca, que exige uma boa alimenta??o, mas que seja de r?pido preparo ? um sandu?che de peito de peru bem saboroso.

Al?m de delicioso, esse sandu?che ? t?o f?cil que d? para fazer sambando. Luiz Ant?nio Motta, seu idealizador, conta que, assim como toda receita que comercializa em seu estabelecimento, o sandu?che de peito de peru foi testado em sua pr?pria casa e fez o maior sucesso.

"H? tr?s anos eu e minha mulher, S?nia Maria, inventamos sandu?ches e vamos testando os ingredientes e as quantidades em casa. Esse ? bem leve, com ricota de b?fala e um creme especial, excelente para os dias mais quentes".

Luiz Ant?nio explica que o sandu?che ? pr?prio para esses dias de folia porque alimenta e n?o pesa no est?mago. "A pessoa vai comer e se sentir bem alimentada sem aquela sensa??o ruim de peso porque ele n?o ? muito gorduroso".

O grande segredo dessa iguaria est? no creme especial que ? produzido artesanalmente na pr?pria sanduicheria. O propriet?rio garante que a receita ? simples, mas h? quem acredite que tem um toque especial nesse creme que deixa o sandu?che irresist?vel.

Seja como for, o fato ? que nesses dias em que n?o se tem tempo a perder na cozinha porque o batuque est? rolando na pra?a e os mist?rios de Momo chamam para sambar, o sandu?che ? uma excelente pedida para garantir a energia.

Esp?rito empreendedor

Engana-se quem pensa que nosso personagem ? um cozinheiro por profiss?o. Acredite se quiser, mas Luiz Ant?nio Motta ? piloto de helic?ptero!! Se voc? est? pensando o que levou um piloto de helic?ptero para a beirada do fog?o, a resposta ? simples: o esp?rito empreendedor.

Luiz Ant?nio nos conta que queria montar um neg?cio paralelo ? sua profiss?o. "Primeiro montamos uma loja cuja especialidade era carne, mas acabou n?o dando certo. Ent?o eu comecei a perceber que n?o existia no centro de Juiz de Fora, uma lanchonete confort?vel com op?es diferentes de coxinha, empada...".

Foi tamb?m o empreendedorismo o respons?vel pelo referido sandu?che. A id?ia de usar ingredientes mais saud?veis, menos gordurosos veio do desejo de tornar a sua sandu?cheria um espa?o democr?tico, que atendesse a todos os gostos.

"Quer?amos 'agradar a gregos e troianos', ent?o montamos um card?pio que tem desde o sandu?che grand?o de picanha, at? o mais leve, como o de peito de peru. Sabemos que ? dif?cil agradar todo mundo, mas estamos tentando".

Ainda sobre o sandu?che

O piloto de helic?ptero conta que para o sandu?che de peito de peru ficar realmente saboroso, todos os ingredientes devem ser frescos. "Isso garante o sabor do produto e evita rea?es desagrad?veis".

Luiz Ant?nio comenta que o p?o utilizado na confec??o do produto ? maior do que o comercializado porque tamb?m ? fabrica??o pr?pria. "N?s fabricamos todos os p?es que utilizamos, mas o sandu?che pode ser feito com o p?o de forma comum, desde que se retire a casca. Fica bem gostoso tamb?m"

Ali?s, o dubl? de piloto e comerciante, d? alternativas para todos os seus segredos. Apesar de n?o revelar a receita t?o simples de seu creme, ele adianta que substitu-io por maionese light n?o compromete o sabor.

Para finalizar a produ??o carnavalesca de deix?-lo pronto para cair no samba, a ?ltima dica ? saborear o sandu?che de peito de peru com um belo copo de suco de frutas para real?ar o paladar e hidratar o organismo. E por falar nisso, lembre-se: durante a folia, beba bastante ?gua. ?lcool n?o tem fun??o de hidratar o corpo.

Saiba como fazer o sandu?che de peito de peru

Voc? vai precisar de:

  • 5 fatias de peito de peru;
  • 2 folhas de alface picadas bem fininhas;
  • 1/2 tomate cortado em cubinhos;
  • Creme especial ou maionese light a gosto;
  • 2 fatias de p?o de f?rma
  • Modo de fazer:

    Passar o creme (ou a maionese light) nas duas fatias de p?o. Em seguida colocar o alface, as duas fatias de ricota de b?fala e o peito de peru. Depois ? s? fechar o sandu?che com a outra fatia de p?o, cortar na diagonal e deliciar-se. Agora ? s? cair na folia!


    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF