• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Compra de livros pela internet Editoras e livrarias de Juiz de Fora oferecem aos seus clientes a oportunidade de comprar sem sair de casa

    Renata Solano
    *Colaboração
    21/01/2008

    As férias escolares acabaram e já passou da hora de investir em estudos. E neste período, é fato que o tempo livre se torna bem menor. A leitura de livros didáticos e de obras literárias são essenciais tanto para aprendizado quanto para relaxar da rotina do dia-a-dia.

    E poder comprar publicações sem ter que sair de casa é uma comodidade e tanto! Por isso, muitas editoras e livrarias com lojas em Juiz de Fora oferecem para seus clientes a possibilidade de escolher a obra sem precisar enfrentar o trânsito da cidade ou as intempéries climáticas.

    A editora da UFJF oferece um leque de opções para você que adora devorar as palavras e aproveitar para conhecer mais coisas através da leitura.

    Obras com os temas acadêmicos mais diversos como administração, antropologia, artes, ciências biológicas, ciências da religião, ciências exatas, ciências sociais, economia solidária, educação, filosofia, geografia, história, lingüística, literatura, metodologia, psicologia, saúde, serviço social, teatro e outros estão disponíveis para a compra online.

    Por enquanto, a editora da instituição de ensino superior público do município ainda não abriu uma linha de produção comercial, somente trabalha com a linha acadêmica. "Nós somos uma editora, exclusivamente, universitária, então, publicamos muitas obras relacionadas com as ciências produzidas, principalmente, dentro da Universidade", afirma a gerente da loja virtual, Lija Araki (no vídeo).

    Para aqueles que estão interessados em outros temas, a possibilidade de comprar pela internet é muito grande. Tanto em editoras e livrarias da cidade quanto em estabelecimentos de outros lugares do país disponibilizam a compra e a reserva de títulos através do World Wide Web (www).

    Foto de livro Foto de livro Foto de cãlivroo

    O gerente de uma livraria e distribuidora de obras literárias, Jonas Alemar de Paula, diz que trabalha com títulos de diversas editoras. "Na livraria tem muitos títulos, temos livros com muitos temas diferentes e não trabalhamos somente com as publicações da nossa editora", afirma.

    Na venda online da editora só há produtos de publicação própria, mas Jonas aponta algumas vantagens de comprar via internet, como por exemplo o conforto de adquirir o produto sem sair de casa. "A pessoa pode comprar pelo computador de onde estiver, é bom até porque o site indica se há ou não a disponibilidade do produto de maneira mais ágil que na própria livraria", acrescenta.

    No entanto, existem desvantagens em fazer a compra online, para Jonas. "Quando a pessoa compra pela internet tem a questão do tempo de entrega e do pagamento do frete adicionado ao valor do livro. Além disso, a pessoa não tem como pegar o produto na mão para analisar se é mesmo o que está procurando", afirma Jonas.

    Como comprar

    Para realizar a compra na editora da UFJF, é preciso entrar no site e preencher a ficha de cadastro com dados como nome, endereço, documento de identidade e CPF, por exemplo. "A partir do cadastro, a pessoa fica habilitada a encomendar qualquer uma das obras disponíveis em nosso catálogo virtual", afirma Lija.

    Além disso, a editora oferece um desconto especial para as compras feitas através da internet. "Como as compras feitas de forma online exigem o pagamento de frete e, infelizmente, nós não temos como mexer nesse valor, as pessoas que comprarem em nossa loja virtual recebem 50% de desconto no preço da obra", esclarece Lija.

    Para realizar a compra via internet na editora da universidade, o pagamento só pode ser feito com a emissão de boleto bancário, mas segundo Lija, possivelmente no próximo mês, a opção de cartão de crédito vai estar disponível.

    As demais editoras e livrarias online trabalham com as duas opções. "O ideal é dar a oportunidade do cliente escolher a melhor forma de pagamento para ele, a que mais confia ou a mais cômoda", define Jonas.

    Foto de cão Foto de cão Foto de cão
    Empreendimento

    O livreiro que sempre monta feiras nas faculdades da cidade, Luis Sérgio da Silveira, resolveu modernizar seu trabalho em 1998 (veja a matéria) disponibilizando seu acervo através do seu site Livrarte Digital.

    Quase dez anos depois, Luis comenta que as vendas aumentaram, mas que continua fazendo feiras em universidades. "Assim há mais propaganda do próprio site. Tenho feito muita venda online para todo o Brasil, as entregas são feitas através do sedex mesmo e faço propaganda também através de mala direta", comenta.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.