Di?logo é a dica para boa convivência em condomínios

Por

Diálogo é a dica para a boa convivência em condomínios Especialista aponta as principais falhas e problemas identificados
na relação entre síndicos e condôminos

Aline Furtado
Repórter
28/11/2009

Condomínio é o termo usado para designar propriedade comum. Mas como administrar um bem que pertence a vários proprietários? É aí que entra o síndico, ou seja, o representante das partes, que tem seu dia comemorado na próxima segunda-feira, 30 de novembro.

Muitas pessoas torcem o nariz quando pensam na relação entre síndico e condôminos. Mas o consultor de empresas e condomínios, especialista em administração de recursos humanos, José Maria Braz Pereira (foto abaixo), diz que não existe qualquer tipo de complicação neste relacionamento. "Desde que cada um saiba que há direitos e deveres", ressalta. Segundo ele, a peça chave para que não haja conflitos entre as partes é a comunicação. "É preciso haver diálogo, troca de informações."

O síndico desempenha papel importante porque é o representante dos condôminos, mas é fundamental que não tome partido, acionando, inclusive, a justiça, quando não há cumprimento da legislação interna do condomínio. "É importante que o síndico tenha visão do todo, do conjunto, sendo a peça facilitadora. Tudo o que ele pensar em fazer deve ser levado à discussão e tem que ter como foco a necessidade daquela ação para o patrimônio." Sobre o papel de um síndico profissional, o consultor afirma não ser a favor. "Acredito que o síndico deva participar do dia a dia do condomínio, conhecer de perto tudo o que acontece ali."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Últimas Notícias