O coelhinho da P?scoa existe?

Por





Coelhinho da P?scoa Orelhudo, peludo, gordo ou fofinho.
Como as crian?as v?m o principal s?mbolo da P?scoa?

*Colabora??o: Camila Saenz
Edi??o: Ludmila Gusman
Design: Laura Martins Ferreira
Abril/2007

"De olhos vermelhos, de p?lo branquinho, orelhas bem altas, eu sou o coelhinho!

Essa, provavelmente, ? a defini??o mais conhecida do t?o simp?tico amiguinho, que todo ano, vem trazer os deliciosos ovos de chocolate. Mas como ser? que as crian?as v?em o mais famoso s?mbolo da p?scoa?

Em tempos de computadores e v?deo-game se engana quem acha que a magia das coisas simples ficou para tr?s. Na imagina??o das crian?as existe espa?o para tudo. Para Raphela Alvim (foto), de apenas quatro anos, o coelhinho existe sim, mas n?o precisa ser sempre branquinho, como a m?sica diz. Ele tem o nariz molhado, ? marrom com a barriguinha preta e tem at? os olhos roxos.

Apesar de muitas tentativas, ningu?m nunca conseguiu v?-lo, mas todos sabem que ele existe. Vanderson Souza, de sete anos, sabe que tudo ? verdade porque o coelhinho j? lhe deixou um bilhete desejando feliz p?scoa e, como ele mesmo diz "a certeza de que era ele ? que a letra n?o era nem do meu pai, nem da minha m?e".

O card?pio do bichinho, segundo as crian?as ? bem variado, H?rica Dias (foto)) conta que aprendeu que ele come cenoura, mas acha que ele adora um chocolate. Segundo Darah Mayer, de cinco anos seu dia-a-dia deve ser muito atarefado, j? que sozinho fabrica e distribui todos os ovos de p?scoa para as crian?as.

As opini?es em rela??o ? sua casa s?o bem variadas. J?lia Martins, de cinco anos, conta que o coelhinho da p?scoa mora em uma toca, mas para Let?cia Rocha, a imagina??o vai um pouco mais longe, acreditando que dentro dessa toca se esconde uma grande f?brica de chocolates.

Com o passar da idade, a vontade de crescer impede que muitos ainda acreditem no principal s?mbolo da p?scoa. Hugo Almada e D?rick Ewandir, de oito anos, afirmam com certeza que sabem que o coelhinho n?o existe e que quem traz os ovos s?o seus pais. Mas, quando a magia ? incentivada, os meninos ficam em d?vida e se rendem ? lenda ao encontrar pela manh? as marquinhas de pegadas espalhadas por toda a casa.

Assim se mant?m a fantasia e a tradi??o quem vem sendo passada de gera??o em gera??o, e a cada p?scoa se renova atrav?s da inoc?ncia de uma crian?a.

Origem da lenda
A figura do coelho da P?scoa foi trazido para a Am?rica pelos imigrantes alem?es, entre o final do s?culo XVII e in?cio do XVIII e representa a fertilidade, j? que o animal se reproduz rapidamente e em grande quantidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sin?nimo de preserva??o da esp?cie e melhores condi?es de vida. E, tanto no significado judeu quanto no crist?o, a data relaciona-se com a esperan?a de uma vida nova. Assim, o coelhinho visitava as crian?as, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manh? de P?scoa.


*Camila Saenz ? estudante de Jornalismo da Universo/JF. A mat?ria foi realizada
como atividade do processo de sele??o para est?gio no Portal ACESSA.com