Sobremesa alternativa para quem tem intolerência a lactose

Por

Bolo de chocolate preparado sem leite e derivadosTrata-se de uma alternativa para quem tem intolerância à lactose. Leite é escolhido nas receitas mais pelo sabor do que pela consistência da massa

Daniele Gruppi
Subeditora
16/6/2009

A publicitária Laura Martins Ferreira descobriu há um mês que tem intolerância à lactose. A doença ocorre porque o organismo deixa de produzir ou passa, por algum motivo, a produzir pouco a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose (açúcar do leite). Dessa forma, ela precisou readaptar a sua alimentação, evitando leites e derivados, pois, quando ingeridos, a lactose se acumula no intestino, provocando a formação de gases, diarreia, cólicas, distensão abdominal e desconforto.

"Quando nasci tive alergia à proteína do leite, mas melhorei com o tempo. Depois, já mais velha, comecei a passar mal quando comia alguns alimentos. Cheguei até a parar de comer pizza e lasanha, achando que o problema era a massa. No entanto, era o recheio", conta.

Para a publicitária, o mais difícil é comer na rua. "A gente nunca sabe quais ingredientes foram usados nas comidas." Ela passou a dar preferência para as refeições feitas em casa, já que, assim, sabe se pode degustar ou não o alimento.

Pesquisando uma receita de bolo sem lactose para ter mais uma opção para o lanche, encontrou uma na internet. Fez algumas modificações e ensina no Só Sabor dessa semana. A receita é de bolo de chocolate com calda de chocolate. Aproveitando que a temporada do morango está começando, Laura fez uma calda da fruta e acrescentou. Além de dar charme ao bolo, deixou-o ainda mais gostoso.

No lugar do leite, Laura optou pela água. Entretanto, é possível também usar o leite de soja. O leite é escolhido nas receitas mais pelo sabor do que pela consistência da massa. Ela garante que o sabor não fica devendo em nada para as receitas preparadas com o leite.

A massa

Para a massa, será preciso ovos, água fervente, farinha de trigo, óleo, açúcar, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal (confira a quantidade no box). O preparo é simples. Junte todos os ingredientes, misture bem e bata no liquidificador ou batedeira até que a massa fique homogênea. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada e asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos.

Calda de chocolate

Os ingredientes para a calda de chocolate são água, açúcar, creme vegetal e cacau em pó. Basta misturar todos os ingredientes, levar ao fogo e misturar até dissolver. O ideal é espalhar a calda ainda quente sobre o bolo.

Calda de morango

Para a calda de morango, escolha uma caixinha da fruta bem firme. Primeiramente, leve a água e o açúcar ao fogo. Logo que a mistura começar a esquentar, despeje os morangos lavados e escorridos e coloque para cozinhar em fogo moderado. Mexa com cuidado até os morangos ficarem cozidos. "Não deixe muito tempo ao fogo senão os morangos podem desmanchar", recomenda. Quando a calda esfriar espalhe sobre o bolo. Pronto! Agora, é só saborear.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes