Rabanada cozida

Por

Rabanadas regadas no vinho do Porto

:::23/12/04

Clique no ?cone "Fa?a" para o passo-a-passo. Se quiser, imprima a receita, clicando na impressora. E descubra por que em Portugal rabanada chama-se Fatias de Parida

Pra muita gente, natal sem rabanada n?o ? natal. ? por isso, que a culinarista Luzimar vai ensinar o passo-a-passo de uma rabanada, com gostinho especial de vinho do Porto. Mas Luzimar diz que o vinho Madeira pode substituir. "Aconselho estes dois, porque s?o os que menos t?m o sabor de uva. E o vinho Madeira ? mais barato que o do Porto e fica t?o bom quanto", garante.

Al?m dessa peculiaridade, essa rabanada n?o ? frita e nem levada ao forno e, sim, cozida. Com isso, ela fica crocante por fora e macia por dentro.

A receita de hoje rende para oito a dez pessoas. Encomende o p?o de rabanada (Luzimar pagou R$ 1,15 por uma bisnaga) e prepare este prato para o natal.

Clique nas fotos para ver o passo-a-passo

Fatias de parida?

Quem inventou a rabanada? Os portugueses. E n?s, como fomos colonizados por eles, incorporamos mais este costume que, n?o ? por nada n?o, ? uma del?cia!!

Dizem que a rabanda surgiu, porque as pessoas aproveitavam os restos de p?o duro, que a maioria jogava fora.

L? na terrinha, o doce ? conhecido como fatia de mulher parida. ? isso mesmo. Conta a hist?ria que a mulher rica que acabava de ganhar nen?m, era alimentada com o peda?o do que chamamos de rabanada para aumentar o leite da gestante. Esse nome tamb?m ? conhecido no nordeste do Brasil pelo mesmo motivo, mas como fatia parida. Al?m de serem chamadas de fatias douradas. Na Fran?a, a del?cia chama-se Pain perdu

Fonte: www.noruega.org.br

Colaborou: Jornalista S?lvia Zoche



Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de culin?ria com
Luzimar Evaristo

Luzimar Evaristo
? culinarista