Cleber Monteiro

Por


Cleber Monteiro
O mar ? o destino

Fl?via Machado
05/03/02

Bastou um batismo para que Cleber Monteiro se apaixonasse pelo fundo do mar. E desse primeiro mergulho guiado, em Porto Seguro, h? sete anos, ele n?o parou mais e hoje ? um instrutor profissional, que leva a vida entre Juiz de Fora e o mar. O preferido ? o de Arraial do Cabo, pela natureza exuberante e biodiversidade marinha, al?m das "excelentes condi?es para o mergulho".

Apesar de ser do interior, a afinidade com o mar vem de cedo. Seus pais tinham casa em Guarapari e ele passava pelo menos quatro meses por ano na praia. A paix?o pelo esporte, como ele mesmo diz, nasceu ?por acaso?. Depois desse acaso, ele fez um curso atr?s do outro para se profissionalizar e chegar a ser um instrutor, entre eles o Open Water Dive (iniciante), o Dive Master (profissional) e o Assistance Instrutor (instrutor).

Atualmente, como instrutor de mergulho recreacional, voltado para a divers?o e o turismo, Cleber d? cursos praticamente toda semana, sempre no eixo Juiz de Fora-Arraial do Cabo. Para turistas e apaixonados pela vida marinha, ele ensina um pouco do que j? aprendeu, mergulhando em mares deslumbrantes como os de Fernando de Noronha, Abrolhos e Guarapari.

O medo do desconhecido fundo do mar, que para muitos pode ser normal, n?o existe para ele. ?Nunca aconteceu nenhum acidente comigo. O medo das pessoas ? mais um mito do que tudo?, garante. Como ele explica, todo o processo que envolve um mergulho ? bastante planejado e o esporte ? t?o seguro quanto um outro qualquer. ?Os equipamentos hoje s?o modernos e de ?tima tecnologia, o que ajuda e muito para que um mergulho seja bom. Al?m disso, sempre mergulhamos acompanhados.? Ele diz que acidentes envolvendo equipamentos s?o raros. E que, quando acontecem, ? por falha do pr?prio mergulhador.

Profissional de carteirinha

No curso, onde os tr?s primeiros dias s?o realizados em Juiz de Fora, o instrutor ensina exerc?cios e cuidados b?sicos antes e depois do mergulho. Os dois dias restantes s?o dedicados ? pr?tica. Cleber Monteiro ? instrutor pela Personal Association of Dive Instrutors - Padi, considerada uma das melhores associa?es de certifica??o de mergulhadores do mundo, que realiza pesquisas e orienta seus cursos.