A voz de todos nós

Por



Artigo
A voz de todos n?s

::: 16/09/2006

O problema do uso da voz n?o ? novo nem muito menos circunscrito ao profissional da voz. Ele se constitui atualmente em um tema social, uma vez que grande n?mero de profissionais utilizam a voz como seu principal instrumento de trabalho.

A gravidade dos problemas da voz tem propiciado um n?mero significativo de pesquisas, principalmente nas ?ltimas d?cadas. Essas pesquisas, realizadas em diversos ?mbitos com abordagens diferenciadas apresentam, entre si, um alto grau de consist?ncia, contribuindo, sobremaneira, para as fonoterapias.

A voz humana continua representando uma fonte inesgot?vel e natural usada na express?o do prazer, na comunica??o de todos os sentimentos em nuances as mais diversas poss?veis, tanto quanto um instrumento natural e n?o menos eficaz, para alguns que a utilizam como instrumento de trabalho. Isto porque acreditamos numa correspond?ncia direta entre conte?do, express?o, sentido e som, que nos levam ? luz de uma an?lise vocal com qualidade.

A maneira de falar do cliente anuncia o estilo do discurso, os tons da voz e o estado emocional. As defesas intelectuais tamb?m podem ser lidas. Podemos melhorar a express?o oral para facilitar a compreens?o do di?logo, interpretar mais facilmente o texto e a express?o corporal.

? importante associar os estudos objetivos da voz para complementar a avalia??o perceptiva, assim obteremos uma an?lise mais completa dos complexos estudos vocais da natureza humana.

Outra quest?o interessante, que n?o podemos mais dissociar, est? relacionada ? interfer?ncia de fatores psicossom?ticos nas altera?es do comportamento vocal, que s?o decorrentes de altera?es da conduta de cada pessoa em particular. Nosso corpo est? constantemente mudando e reagindo a estados nutricionais, ingest?o de drogas, fatores ambientais e estados emocionais.

O estudo de fatores psicossom?ticos propicia uma compreens?o mais acurada da an?lise vocal, ampliando o conhecimento, mobilizando pessoas com o intuito de lhes oferecer alguma forma de ajuda dos problemas psicol?gicos.

Enfim, recordemos o que j? disse aqui: N?s estamos o tempo todo voz !


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com