
Sexta-feira, 02 de novembro de 2007, atualizada às 18h22
ANAC autoriza a realização definitiva dos vôos comerciais no Aeroporto da Serrinha
Editora Geral
O Aeroporto Francisco Álvares de Asis, conhecido como Aeroporto da Serrinha, recebeu a autorização da Agência Nacional Civil (ANAC) para voltar a realizar os vôos comerciais, independente do início do funcionamento do Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado em Goianá. Em setembro, o prefeito Alberto Bejani, já havia dito, em coletiva à imprensa, que o aeroporto de Juiz de Fora iria continuar recebendo vôos comerciais, até que o Aeroporto Regional da Zona da Mata seja homologado e tenha boa infra-estrutura. Mas, na última quinta-feira, dia 01 de novembro, a decisão da ANAC foi definitiva, classificando o Aeroporto da Serrinha na categoria V.
De acordo com o documento enviado pela Agência, a categoria V representa .pista de aviação regular de médio porte de baixa densidade - pista na qual haja ou esteja prevista, num período de 20 anos, a operação de aeronaves da aviação regular de médio porte, cuja soma de pousos e decolagens, existente ou prevista, seja inferior a dois mil movimentos anuais ou em que número de operações, no período noturno deste tipo de aviação, seja igual ou inferior a quatro movimentos..
Segundo informou a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora, esta determinação também está em sintonia com a solicitação do Governo estadual, que recentemente observou o fato de a homologação do Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado em Goianá, em nada interferir nas atividades do aeroporto de Juiz de Fora, que o primeiro trata-se de um aeroporto de categoria internacional (aeroporto de indústria).
O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SPGE), José Maurício Gomes, informa que algumas obras emergenciais deverão ser iniciadas em breve como melhorias nos banheiros, que passarão a ter melhor acessibilidade, na comunicação visual do local, na pintura e nos gradis. Há ainda a previsão de se fazer uma separação do check-in e do check-out do aeroporto. E já para o próximo ano, foi previsto no orçamento municipal um valor de R$ 1,1 milhão para ser aplicado em reformas de grande porte.