Feriado de Corpus Christi é celebrado em Minas Gerais com missas, prociss?es, música e flores

Por


Variedades art?sticas para atrair turistas no Corpus Christi Data ? celebrada com missas, prociss?es, m?sica e flores em Minas. Tapetes de serragem continuam como um dos grandes atrativos desta celebra??o



Marinella Souza
*Colabora??o
21/05/08

Minas Gerais se prepara para celebrar o dia de Corpus Christi. Aproveitando que a data proporcionou um feriado prolongado em 2008, algumas cidades n?o se limitaram ao calend?rio religioso e prepararam atra?es art?sticas para comemorar a data.

Juiz de Fora ? uma das cidades na rota tur?stica do estado, que festeja o momento da celebra??o do Corpo e Sangue de Jesus Cristo durante a ?ltima ceia com os ap?stolos.

Segundo informa?es da assessoria de comunica??o da Arquidiciose de Juiz de Fora, algumas par?quias da cidade continuam com a tradi??o de confec?ionar tapetes de rua, que atraem a aten??o dos que passam pela cidade. Confira a programa??o de algumas igrejas cat?licas de Juiz de Fora e, em seguida, de algumas cidades hist?ricas de Minas Gerais.

Juiz de Fora

Na Par?quia de Santa Luzia, a partir de 05h de quinta-feira, dia 22 de maio, as ruas Ingr?cia Pinheiro e Avenida Santa Luzia ficam interditadas para a confec??o dos tapetes de 33 tapetes com a medida de 7m X 3m, e, entre eles, uma passarela de 5m X 1m. A missa come?a ?s 09h na igreja matriz (Rua Ingr?cia Pinheiro, 160, bairro Santa Luzia). Em seguida, a prociss?o segue caminho pelo seguinte trajeto: Ruas Ingr?cia Pinheiro, Nunes Leal, Porto das Flores, ?gua Limpa, Torre?es, Avenida Ibitiguaia e Avenida Santa Luzia retornando ? matriz (veja mapa de ruas).

Trinta e tr?s tapetes tamb?m v?o ser confeccionados por, aproximadamente, 300 pessoas que fazem parte do Ipiranga e bairros vizinhos, que fazem parte da Par?quia S?o Pio X (Rua Walter Nascimento Campos, 20). O mutir?o para a fabrica??o dos moldes dos tapetes, com 3m X 4m cada um, come?a na quarta, dia 21 de maio. A missa est? marcada para ?s 09h, momento em que tamb?m acontece a a doa??o de alimentos n?o-perec?veis para as obras sociais da par?quia, segundo a assessoria da Arquidiciocese. A prociss?o sai pelas ruas do bairro Ipiranga logo ap?s a celebra??o.

Matias Barbosa

A Par?quia Nossa Senhora da Concei??o (Pra?a Manoel de Castro, 78) prepara mais de 20 tapetes, com 3m X 5m cada, com a tem?tica de Corpus Christi e tamb?m a Campanha da Fraternidade 2008, a Defesa da Vida. Alunos e agentes das pastorais da igreja participam da confec??o dos tapetes, que ficam ao lonfo da rua Doutor Jos? Mariano, no centro de Matias Barbosa. A missa acontece ?s 17h e, em seguida, os fi?is saem em prociss?o.

Ouro Preto

Segundo a assessoria da Prefeitura de Ouro Preto a grande atra??o da cidade para esse feriado ? a prociss?o dos tapetes de serragem montados ainda nesta madrugada. Ao todo s?o tr?s quil?metros de tapete enfeitando as ladeiras de Ouro Preto. A prociss?o sai da matriz de Nossa Senhora do Pilar e segue at? a igreja Nossa Senhora da Concei??o.

No distrito de Santa Rita de Ouro Preto, os fi?is celebram tamb?m o dia de sua padroeira. Entre os dias 21 e 24 de maio v?o acontecer missas, shows e prociss?es. O destaque das comemora?es fica por conta do desfile dos carros aleg?ricos contando a vida de Santa Rita, que acontece no domingo, dia 25.

Diamantina

Em Diamantina, a festa come?a nesta quarta-feira, 21 com a seresta dos padres do Semin?rio Sagrado Cora??o de Jesus saindo da igreja S?o Francisco e percorrendo o circuito do centro hist?rico at? a igreja do Ros?rio.

Na quinta, dia 22, ?s 16 horas, acontece uma missa na Catedral Metropolitana de Diamantina, seguida por uma prociss?o que vai at? o Semin?rio Sagrado Cora??o de Jesus.

Ainda na quinta-feira, as pessoas podem apreciar a decora??o da rua com os tapetes de serragem que, segundo informa?es da prefeitura de Diamantina, ? o ponto alto da festa. Nessa ?poca, a cidade recebe grande fluxo de turistas atra?dos pela competi??o dos tapetes de serragem.

Mas as comemora?es n?o param por a?. Diamantina ? uma das cidades que aproveitou o feriado prolongado para estender a festa e no dia 23, acontece a Seresta JK, ?s 21h, saindo da pra?a JK. E no dia 24, o turista pode aproveitar a feira de artesanato e comidas t?picas da regi?o.

Mariana

Em Mariana, a festa come?a ?s 08 horas com missa na bas?lica Nossa Senhora da Assun??o (ou igreja da S?), seguida de prociss?o pelo centro hist?rico at? a pra?a S?o Pedro, onde acontece a b?n??o dos fi?is. Os tapetes de serragem tamb?m s?o atra?es na cidade e podem ser observados no trajeto das prociss?es.

Segundo informa?es da prefeitura de Mariana, Serragem tingida, areia branca e p? de caf? s?o alguns dos materiais utilizados pelos moradores, respons?veis pela confec??o dos tapetes.

Um detalhe que faz a diferen?a ? a decora??o das janelas do casario colonial. Os moradores enfeitam janelas e sacadas com colchas e cortinas coloridas. A festividade ? encerrada com prociss?o que parte do bairro Cartuxa em dire??o ? igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Tiradentes

Em Tiradentes, ocorre uma prociss?o ?s 17 horas e a festividade continua pelo restante do feriado, sempre no Largo das Forras. Segundo a prefeitura de Tiradentes, o local ser? palco de atra?es art?sticas.

Na sexta-feira, 23, tem o espet?culo Vin?cius poemas, cr?nicas e can?es e a apresenta??o do ator Jaime Leibovipch e dos m?sicos Maria do C?u e Franco Lanes. No dia 24, ser? a vez do grupo Cantinho do C?u apresentar uma seresta tamb?m, as 21 horas.

Outras cidades

Segundo o site do Minist?rio do Turismo, outras cidades mineiras tamb?m se preparam para a data. Em S?o Jo?o Del Rei, est? programada missa na Catedral Nossa Senhora do Pilar, ?s 09h30 e ? tarde, uma prociss?o pelas ruas da cidade.

Caxambu organiza uma prociss?o saindo da igreja Matriz Nossa Senhora da Consola??o a partir de O5h do dia 22.

Em S?o Louren?o, entre os dias 22 e 25 de maio acontecem missas, prociss?o e a 1? Mostra de Orqu?deas, al?m de uma apresenta??o do programa Minas ao Luar.