Os 150 anos da Estrada União e Indústria são comemorados com encontro de condutores no Mapro

Por

Os 150 anos da Estrada União e Indústria são comemorados com encontro de condutores no MaproO Mapro foi escolhido local de encontro por ter sido construído no mesmo período e visitado várias vezes por Dom Pedro II, quando de suas vindas à cidade

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
29/7/2011

Os 150 anos da Estrada União e Indústria, que liga Juiz de Fora a Petrópolis, foram comemorados na tarde desta sexta-feira, 29 de julho, no Parque do Museu Mariano Procópio, por meio de um encontro que reuniu condutores de cerca de 20 carros antigos, que irão participar do 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, a ser realizado no Expominas, neste final de semana. Cadillacs, Pumas, Mercedes-Benz, MGB, entre outros, saíram do Museu Imperial de Petrópolis pela manhã e percorreram vários trechos da antiga estrada, que foi construída na segunda metade do século XIX, por Dom Pedro II, para facilitar a ligação de Minas com a capital do Império.

O Museu Mariano Procópio foi escolhido local de encontro por ter sido construído no mesmo período e visitado várias vezes por Dom Pedro II, quando de suas vindas à cidade. O evento foi promovido pelo Núcleo de Turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e pela Fundação Museu Mariano Procópio.

Conhecido como Raid, o passeio terminou com a apresentação de dança típica alemã, para lembrar a participação desses imigrantes na construção da União e Indústria, primeira estrada macadamizada — um tipo de pavimentação britada e compactada — do Brasil, que gerou o primeiro guia de viagem, denominado Doze Horas em Diligência. Após as atividades no Museu Mariano Procópio, os participantes conduziram seus veículos ao Expominas, na BR-040, onde estarão expostos até domingo.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken