Aveia é opçâo para substituir a farinha de mandioca na farofa

Por

Joana Kamil 30/9/2011

Aveia é opção para substituir a farinha de mandioca na farofa 

A tradicional farofa agora com uma nova cara. Que tal trocar a farinha de mandioca por aveia? Fica super saboroso, nutritivo e fácil de preparar.

A aveia é um cereal muito nutritivo, pois possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, o que contribui para o funcionamento geral do organismo, além de reforçar o sistema imunológico, combater infecções, controlar a pressão arterial, acalmar os nervos, facilitar a digestão e melhorar a concentração.

As fibras da aveia fazem dela um alimento funcional. Vale destacar a ação da beta glucana, uma fibra solúvel que age retirando o excesso de colesterol "ruim" do sangue e abaixando os índices de triglicerídeo e açúcar, que também aparecem em excesso na corrente sanguínea.

As fibras insolúveis da aveia agem regulando o trânsito intestinal, aumentando a saciedade e ajudam a emagrecer. Mas não devemos esquecer que a fibra tem que andar junto com água. Se o consumo de fibras aumenta, o de água também deve aumentar. O consumo de aveia para dar resultado deve estar aliado a uma boa alimentação e atividade física.

A cenoura é fonte de betacaroteno, um nutriente importante para a visão, peles e mucosas. Possui também uma boa quantidade de fibras. Já a salsa pode fornecer muito mais do que uma decoração no seu prato. A salsa contém flavonóides que têm mostrado ação antioxidante, que combinam com os radicais de oxigênio e ajuda a evitar danos nas células.

A salsa é também fonte de vitamina C, que é necessária para o funcionamento saudável do sistema imunológico. Também pode ser útil para prevenir as infecções.

Ingredientes
  • 1 cebola ralada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 ramo de salsa picada
  • 4 ovos
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara de farelo de aveia
  • 1 colher de sopa de óleo de soja
  • 5 azeitonas picadas
  • Sal a gosto
Passo a passo

Para o preparo da farofa, doure a cebola no óleo e acrescente os ovos. Deixe endurecer e depois mexa bem. Adicione a cenoura, a aveia, a azeitona, o sal e por último a salsa picadinha. Acompanha muito bem carne vermelha.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.