Natal Imperial de Petr?polis terá mais de mil horas de programa??o

Por

Natal Imperial de Petr?polis ter? mais de mil horas de programa??o
Sábado, 17 de novembro de 2018, atualizada às 11h30

Natal Imperial de Petrópolis terá mais de mil horas de programação

Da redação

De 30 de novembro a 20 de janeiro, Petrópolis será cenário do tradicional Natal Imperial, com mais de mil horas de programação e 1.200 artistas envolvidos. O evento inclui shows, concertos, iluminação com mais de 6 milhões de microlâmpadas, Túnel de Luz e ainda apresentações nas comunidades. Entre as novidades do evento estão pórticos decorativos em locais como o Valparaíso e a Rua Teresa, espetáculos diários anunciando o acender das luzes, novas fantasias e alegorias para as Paradas Iluminadas, chegada do Papai Noel, entre outras.

Segundo a organização, em 2017, mais de 330 mil pessoas passaram pela festa e foram captados R$ 220 milhões pela economia da cidade. "O objetivo este ano é superar esses números. A decoração especial, que inclui não só iluminação, como cenografia feita especialmente para o Natal Imperial, e ainda a programação deverão surpreender ainda mais turistas e petropolitanos. O destaque do ano passado, o Túnel de Luz da Rua 16 de Março, está de volta, maior e com equipamento ainda mais moderno.

Ainda na iluminação, entre as novidades, está a Praça Dom Pedro, por exemplo, que terá diariamente, às 19h30, espetáculos anunciando o acender das luzes em toda cidade. E as fachadas do Palácio Amarelo, a Câmara Municipal, e do prédio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) ganharão destaque especial com um vídeo mapping natalino, de sexta-feira a domingo.

Na música, entre os pontos altos está o Concerto Integração, que reúne, tradicionalmente, 500 vozes de diversos corais da cidade. Este ano, o evento ocorre no Palácio Quitandinha, no dia 19 de dezembro.    

Os concursos de vitrine e casa mais enfeitadas, a parceria com o Sesc, as apresentações de bandas e corais nas comunidades, atrações no Theatro D. Pedro, e diversas outras ações que foram sucesso no ano passado também estão na programação deste Natal. Nas parcerias, o Sesc traz parte da programação cultural e a Sony Music vai ceder artistas de seu casting para shows e apresentações.

Paradas Iluminadas

As Paradas Iluminadas, que mais uma vez transformam a Rua do Imperador, no Centro Histórico, em passarela para mais de 260 artistas. É um espetáculo a céu aberto, que ocorre em todos os domingos de dezembro que antecedem o Natal (02,09,16 e 23), às 20h, com fantasias e alegorias novas, exclusivas, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento.

Praças e pontos turísticos transformados em cenários

No Centro Histórico, um dos cenários principais é o Palácio de Cristal. Transformado em “Doce Natal”, o ponto turístico vai se tornar um verdadeiro paraíso das guloseimas, com doces, balas e pirulitos gigantes enfeitando os jardins do palácio. O lugar é palco de atrações como shows, concertos e atividades para as crianças. Já na gastronomia, a novidade este ano é a diversidade. As barracas de alimentação terão pratos inspirados nas culturas dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como a alemã, italiana, japonesa, portuguesa, árabe, entre outras.

Já a Praça da Liberdade, que é chamada de “Vila Imperial”, receberá uma grande árvore de Natal e ainda servirá de palco para grandes shows, chegada do Papai Noel, atividades para as crianças e praça de alimentação. As atrações ocorrem todos os dias até o Natal.

A programação completa será divulgada em breve.