Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018, atualizada às 18h17

Primeiro LIRAa aponta índice de 3,9% de infestação do mosquito da dengue em JF

Da redação

O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) do ano apontou índice de infestação de 3,9%, em Juiz de Fora, considerado estado de alerta pelo Ministério da Saúde. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 10 de janeiro. Os números de casos confirmados de dengue no município, no entanto, apontam para situação de controle. Em 2017 foram notificados 263 casos na cidade, com 76 confirmados. Nessas primeiras semanas de 2018, seis notificações, e nenhuma confirmação.

Segundo o resultado do Liraa, as regiões Norte e Leste que estão com os índices mais altos. Os bairros onde foram encontrados os maiores números de focos positivos são Distrito Industrial e Milho Branco (cada um com dez), Bom Pastor (sete), Marumbi (seis) e Santa Luzia, (cinco). Ao todo, 5.540 imóveis foram visitados, em 220 bairros.

Já os trabalhos nos bairros Vila Olavo Costa, Monte Castelo e Santa Luzia seguem com o reforço do Projeto “Aedes do Bem”, que deve apresentar seus primeiros resultados a partir do próximo Liraa, previsto para março.

Prevenção

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a prevenção é importante, principalmente, durante este período de chuvas e dias quentes. "O maior número de focos do mosquito continua dentro de casas e estabelecimentos comerciais, apontando a necessidade da participação da população na luta contra as doenças provocadas pelo vetor, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Apesar de não haver registro de febre amarela urbana no Brasil desde 1942 – doença transmitida pelo Aedes aegypti –, os casos da doença silvestre, transmitida pelos Haemagogus e Sabethes, que vivem em áreas de mata, é hoje realidade em vários estados do Brasil, inclusive em Minas Gerais".

Disque Dengue

Para denunciar casos de supostos criadouros do mosquito da dengue, os moradores podem ligar para o Disque Dengue 199. As denúncias são atendidas pela Sala de Operações; da força-tarefa, que reúne diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Em 2017, o 199 atendeu 1.164 solicitações, em sua maioria nas regiões com maior índice de infestação, como Norte (233), Sul (229) e Leste (179). Entre as ocorrências mais comuns estão verificação de lixo (245), casas abandonadas (173), vasilhames (140), poça d`água (128) e caixa d`água destampada (117). Na Sala de Operações foram mais de 40 ações intersetoriais, que envolvem maior complexidade. A Educação em Saúde realizou cerca de 150 ações específicas sobre dengue, em unidades públicas, empresas e comunidades.

ACESSA.com - Primeiro LIRAa aponta ?ndice de 3,9% de infesta??o do mosquito da dengue em JF