• Assinantes
  • Autenticação
  • Viver Melhor
    Segunda-feira, 22 de abril de 2019, atualizada às 15h41

    Idosos começam a ser vacinados contra o vírus da gripe em Juiz de Fora

    Da redação

    Mais de 70 mil idosos deverão ser imunizados em Juiz de Fora contra o vírus da gripe. A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta segunda-feira, 22 de abril, em todas as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), localizado na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro. A imunização contra a gripe vai até 31 de maio e o dia D será em 4 de maio, sábado. A previsão é que 132.592 mil pessoas sejam vacinadas.

    Além dos idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da primeira fase (crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres com até 45 dias pós-parto) continua sendo imunizado. Outros grupos prioritários também devem receber a vacina nesta segunda fase como trabalhadores da saúde, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo Ministério de Saúde (MS) e com receita médica, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

    A vacina ofertada é a trivalente que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

    Vacinação para os acamados

    Para as pessoas que residem em bairro com cobertura de UBS, o agendamento deverá ser feito na própria unidade. As que moram em residências fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.

    Prevenção

    A Secretarias de Saúde orienta que é necessário que a população adote algumas medidas que evitem a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias. Entre elas: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações e áreas fechadas; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

    Horário de funcionamento das salas de vacinação, de segunda a sexta-feira:

    • Unidades Básicas de Saúde: 8h às 10h30 e 13h às 16h30 – Todos os grupos prioritários.
    • Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8h às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 –Crianças, gestantes e puérperas
    • Departamento de Saúde do Idoso: 8h às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos
    • PAM Marechal: 8h às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos idosos.


    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.