Tema desta coluna: O que é IPTV?

Por

Tema desta coluna: O que ? IPTV?

O que é IPTV?

 Marcos Dalamura 16/10/2018

Caros leitores do Portal Acessa.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, professor universitário, webmaster e um entusiasta de tecnologia. Mensalmente teremos um encontro aqui no Portal Acessa.com, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara. Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês estas novidades. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o INFO BITS, onde mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

O que é IPTV?

IPTV é a sigla de Internet Protocol Television, que em português significa Televisão sobre Protocolo de Internet ou, simplesmente TV via Internet. Trata-se de uma tecnologia que vem sendo desenvolvida há mais de 20 anos e visa viabilizar a transmissão de conteúdo televisivo via internet.

Quando se pensa na possibilidade de ter acesso à TV pela internet temos que levar em consideração alguns aspectos: a interface com o usuário é bastante simplificada, pois a maior parte dos serviços disponíveis são acessados nos navegadores WEB (Browser´s) ou na própria SmartTV e os programas envolvidos são bem simples tornando o uso mais intuitivo e imediato. Estas características aumentam o público potencial de acesso à TV via internet.

Para a utilização de um serviço de IPTV com qualidade é necessário que se tenha uma boa infraestrutura de conexão de alta velocidade (superior a 15 Mbps). Alguns serviços disponibilizados via IPTV analisam qual é a infraestrutura de conexão do cliente e ajusta a qualidade da imagem de acordo com a infraestrutura do mesmo. Por exemplo: se o cliente tem um link de conexão de 8 Mbps, receberá uma qualidade de imagem HD. Já o cliente que possui uma infraestrutura de conexão de 20 Mbps ou mais, receberá uma imagem com qualidade superior: Full HD ou até 4K (caso esta tecnologia seja disponibilizada). Isto é realizado de forma automática, evitando que a imagem do cliente fique travando toda hora por falta de infraestrutura de conexão.

Existem hoje no mercado várias empresas que distribuem IPTV de forma legal na Internet. Como exemplo, podemos citar: Netflix, Amazon Prime, GloboPlay, Globosat Play, Premiere Play, HBO GO, Sky Online e Telecine Play. Só que grande parte destes serviços são pagos. Requerem um login e uma senha para acesso ao mesmo. Em alguns destes serviços (GloboPlay e Netflix, por exemplo) você pode testar gratuitamente por um período de 30 dias. Caso queira continuar tendo acesso ao mesmo, deverá se tornar assinante pagando uma mensalidade. Os valores variam atualmente de R$18,90 a até R$79,90 por mês.

Para usar estes serviços, basta acessá-los via computador ou instalar aplicativos nos celulares, tablets ou em Smart TVs, entrar com seu login e senha (conta do usuário) e assistir o que deseja, na hora que desejar. De qualquer lugar do mundo com acesso à internet você terá acesso aos seus serviços IPTV.

Faça um teste, assine e tenha seus canais favoritos na palma da sua mão!

Até a próxima coluna com mais novidades sobre Tecnologia.