Profiss?es

Por



Voca??o e coragem para salvar vidas


O Capit?o Santiago fala sobre algumas das miss?es importantes que os bombeiros enfrentam. Clique no link ao lado para ouvir o depoimento


Rita Couto
*colabora??o
20/07/2005

Ao contr?rio das profiss?es que mostramos at? agora, em que ? preciso fazer Vestibular para curs?-las, a de Bombeiro n?o precisa. Mas isso n?o siginifica que quem vai optar por estar profiss?o n?o tenha que estudar!

O primeiro desafio ? prestar um concurso p?blico. Depois de aprovado, passar por uma forma??o de nove meses em Belo Horizonte, para receber instru?es ligadas ao atendimento hospitalar e aos servi?os prestados pela corpora??o .

H? tamb?m cursos espec?ficos para cada posto e especializa?es em diversas ?reas, como resgate (atendimento pr?-hospitalar), emerg?ncias m?dicas (para tripular viaturas de resgate) e t?cnico em enfermagem.

O concurso ? realizado quando existem vagas nas corpora?es e 5% delas s?o destinadas ?s mulheres.

Mas se voc? pensa que ser bombeiro ?, simplesmente, apagar um inc?ndio aqui e outro ali ou salvar um gatinho que n?o consegue descer de uma ?rvore e ter a gratid?o eterna da dona, como mostram os desenhos animados, est? muito enganado! Para ser bombeiro ? preciso ter voca??o, coragem, despreendimento, dedicar aos estudos e exerc?cios f?sicos.

Caracter?sticas

Acidentes automobil?sticos, pr?dios muito altos, soterramentos, inunda?es, inc?ndios... Essas s?o apenas algumas das situa?es comuns no dia-a-dia de um bombeiro.

Segundo o Capit?o Santiago (foto ao lado), do 4? Batalh?o de Bombeiro Militar de Juiz de Fora, os bombeiros, na maioria das vezes, s? s?o acionados quando a situa??o extrapola a pessoa comum e ? preciso um servi?o especializado com a ousadia ou o equipamento do bombeiro. Para o capit?o, a coragem e a voca??o s?o as principais caracter?sticas de um bom profissional.

"? preciso ter coragem para ir a lugares que ningu?m quer ir e voca??o para servir ao pr?ximo, ? comunidade e trabalhar com motiva??o e despreendimento. N?o importa se ? Natal ou feriado, ? preciso trabalhar com alegria e oferecer seguran?a para a popula??o", ressalta.

Outro fator importante ? a dedica??o e o conhecimento para estar preparado f?sica e psicologicamente e enfrentar as situa?es mais diversas, treinar constantemente, saber utilizar os intrumentos e materiais, conhecer os diferentes tipos de gases, inc?ndios e diferen?as de profundidade no mergulho.

"Se vou trabalhar com altura, tenho que estar ambientado e sempre praticar alguma atividade relacionada a isso", conta o bombeiro.

Santiago ressalta que o trabalho ? gratificante e h? reconhecimento por parte da popula??o, que os enxerga como "her?is". "As pessoas nos v?em como uma esp?cie de 'salvadores', mas n?o fazemos nada esperando uma recompensa, um retorno. Agimos em prol da comunidade", argumenta.

As grandes emo?es tamb?m fazem parte da rotina dos bombeiros, de modo que ? necess?rio estar preparado para agir corretamente nas situa?es mais complicadas e tensas, como em um caso de tentativa de suic?dio.

"Se vamos, por exemplo, lidar com um caso e temos que fazer rapel para descer o ed?ficio, n?o podemos nos deixar incomodar pelas pessoas que ficam na rua gritando, muitas vezes contra n?s, reclamando que est? demorando. Cada situa??o demanda um tempo e devemos nos concentrar para dar suporte de vida para a v?tima", explica o capit?o.

*Rita Couto ? estudante do terceiro per?odo de Comunica??o Social da UFJF