Mc Xux? lança novo hit 'O Cl?' para grudar no carnaval

Por

Mc Xux? lan?a novo hit 'O Cl?' para grudar no carnaval
Sábado, 11 de fevereiro de 2017, atualizada às 9h

Mc Xuxú lança novo hit 'O Clã' para grudar no carnaval

Da redação

Com mais de 11 mil visualizações no Youtube, a música da Mc Xuxú, lançada no dia 2 de fevereiro, já é um sucesso. A faixa "O Clã" faz parte do novo CD, titulado 'Senzala', que está em fase de captação de recurso. A composição da Mc retoma marchinhas de carnaval, trazendo palavras de ordem já conhecidas pela comunidade LGBT – Lésbicas, Gay, Bissexual e Transexual. A produção musical é assinada pelo DJ Poty, responsável pelos hits Um Beijo, Bonde das Travestis e Quero Ficar, em coautoria com o músico e professor de canto da Xuxú, Sérgio Leite. A funkeira aposta na mistura do funk brasileiro com o jazz.

A Mc afirma que a música foi uma inspiração das palavras de ordem que a comunidade LGBT canta nas manifestações de apoio a diversidade. Além disso, ela diz que o hit é sua aposta para o carnaval deste ano. “Quis fazer uma letra de diversidade que fosse bem chiclete, que grudasse na cabeça das pessoas, e substituísse as antigas marchinhas de carnaval, como: Maria Sapatão, Olha a Cabeleira do Zezé. Isso já foi divertido um dia, mas hoje fere as pessoas. Acho que todos têm que respeitar e fazer de tudo para amenizar isso, e a minha forma é usando a arte".

CD Senzala

Para realização do seu primeiro CD, MC Xuxú buscou apoio de uma lei de incentivo local, mas não foi contemplada. Por isso, a partir de fevereiro, ela inicia campanha para conseguir recursos através de plataforma online de financiamento coletivo.

O álbum, intitulado “Senzala”, é um grito de liberdade em suas 11 faixas, todas inéditas. Ele caracteriza a culminância das batidas e vivências pelas quais a sua carreira tem passado, pois a maioria dos versos foram escritos após shows da Mc. Alguns em casas noturnas, outros em paradas pelo orgulho LGBT, universidades e até mesmo em uma penitenciária. Já o gênero musical chega a extrapolar o funk em alguns momentos, volta a ocupar o rap, flerta também com o jazz - em uma substituição dos samplers, característica do ritmo carioca, por instrumentos de sopro reais - mas conserva e enaltece a força das raízes do batidão.

As letras podem ser consideradas crônicas do dia a dia e da vida de Xuxú e sua comunidade; são fortes referências à vida da mulher negra trans que luta para ter sua autoestima reconstruída, tem consciência de toda sua força, beleza e sensualidade; carregam várias menções ao mundo funk, como a citação da Mc Carol de Niterói; clama pela liberdade e igualdade de gênero; utiliza a linguagem própria das pessoas LGBT e, sobretudo, marcam a maturidade da carreira de Xuxú.