Estudos na Espanha: uma experiência

Por

Estudos na Espanha: uma experi?ncia


Enviado por Neuza Maria de Oliveira Marsicano
Pedagoga - Professora Universit?ria
19/09/2008

? com imenso prazer que escrevo, neste site, o relato de minha participa??o em um dos programas de doutorado em uma Universidade Espanhola na cidade de Sevilla. A hist?ria secular da cidade nos arrebatou logo na chegada quando avistamos a fachada da catedral de Sevilla, uma das tr?s maiores do mundo. As torres parecem desejar alcan?ar o c?u e de acordo com a luz apresentam colora??o levemente dourada clara. Seu aspecto ? de uma fortaleza com altos muros. ? esse cen?rio espetacular que se descortina a chegada em Sevilla.

Os fios da hist?ria e da cultura espanhola tecem em cada esquina da cidade, lembran?as de acontecimentos inusitados. Diferentes povos por l? passaram - romanos, judeus, portugueses, ?rabes e tantos outros mais.

Entre os maiores tesouros da cidade encontram-se a Universidade de Sevilla, uma das mais antigas da Europa, que completou 500 anos e a Universidade Pablo de Olavide, constru?da pelo governo da Espanha com uma arquitetura moderna e que conta hoje com alunos de todas as partes do mundo. "Plenamente integrada no ?mbito europeu a que pertence, a Universidade Pablo de Olavide se converte em uma ponte para Am?rica Latina, no convencimento de que as rela?es interuniversitarias s?o um caminho que conduz ao pro gresso dos povos e que Andaluc?a se sente estreitamente unida".

V?rios aspectos nos chamou aten??o na universidade Pablo de Olavide. Em primeiro lugar o que nos impressionou foi, obviamente, a infra-estrutura dispon?vel, equipamentos, professores pesquisadores, espa?o f?sico, biblioteca, etc. Al?m disso o n?mero de estudantes de doutorado e as bolsas de estudo concedida.

Atualmente, com 11 programas de doutorado, a Universidade Pablo de Olavide se destaca como 2? Centro da Espanha em doutorados de qualidade. A partir disto, pode-se concluir que o dinheiro investido pelo governo e pelas empresas em projetos de pesquisa faz a diferen?a de uma na??o.

Um ponto flagrante ? o h?bito da leitura e, portanto, tudo que decorre da mesma. Por exemplo, jornais s?o distribu?dos gratuitamente para todos os alunos na Universidade, ent?o, praticamente todos l?em jornais. Quanto aos colegas do programa de doutorado ?ramos 17, numa mistura muito interessante de sotaques e culturas.

Uma das iniciativa s mais recentes e mais valente das Universidades do sul da Espanha, ? a Resid?ncia Flora Trist?n . Em principio, ? uma resid?ncia universit?ria com pre?os muito econ?micos e um amplo programa de bolsas. Mas o que vivenciamos foi muito mais. A resid?ncia Flora Trist?n, proporciona aos estudantes universit?rios uma forma??o humana integral que vai mais al?m da forma??o acad?mica.

Foi neste espa?o com todo conforto que vivemos com outros estudantes procedentes de v?rios cursos da Universidade de Sevilla e Pablo de Olavide, assim como estudantes de programas de doutorado, professores e investigadores de ambas universidades. Participar dessa deste programa de doutorado ? para mim uma grande responsabilidade, mas tamb?m uma sonhada oportunidade de crescimento pessoal e profissional.