Sexta-feira, 29 de setembro de 2017, atualizada às 15h46

Comissão da Câmara Municipal lança 1ª Semana de Proteção Animal de Juiz de Fora

Da redação

Começa a partir deste sábado, 30 de setembro, a '1ª Semana de Proteção Animal de Juiz de Fora', que segue até o dia 7 de outubro em diversos espaços da cidade. Com o tema “Pela harmonia entre humanos e animais”, o evento, organizado pela Comissão de Defesa, Controle e Proteção Animal da Câmara dos Vereadores, busca desenvolver ações práticas e educativas de conscientização sobre os direitos dos animais. Os eventos serão realizados em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Demlurb.

Conforme o vereador e presidente da Comissão, Marlon Siqueira, a programação definida em reunião nesta quinta, 28, busca focar a atenção da sociedade e do poder público nas questões pertinentes aos direitos dos animais. "Temos problemas graves como a superpopulação de cães e gatos nas ruas e maus tratos a animais domésticos e selvagens, por exemplo, que precisam ser combatidos. É uma luta ‘recente’ que avançou muito nos últimos anos, mas precisamos nos esforçar mais principalmente na conscientização e na educação ambiental”, aponta.

As ações deste sábado, 30, iniciam às 10h, com evento de adoção de cães e gatos no estacionamento anexo ao Shopping Alameda, no Bairro Alto dos Passos. Cerca de 30 animais, resgatados de situações de maus tratos e abandono, sob tutela temporária do Associação dos Amigos (ABAN) e do Canil Municipal, estarão disponíveis para adoção responsável.

No domingo, 1° de outubro, o dia começa cedo com uma “Cãominhada” (caminhada coletiva com tutores e cães) pelo bairro Bom Pastor, com a concentração a partir das 9h em frente ao Parcão da praça do bairro. O objetivo é incentivar a prática de esportes e lazer para seres humanos e animais domésticos, e, assim, criar oportunidades de interações saudáveis. Após a caminhada, às 11h30, a Igreja Bom Pastor fará uma bênção dos animais domésticos.

Uma exposição de arte, com pinturas e esculturas com perspectivas diferentes sobre a relação entre seres humanos e animais marca a programação da segunda-feira, 2, com a abertura oficial às 17h. A mostra “Um Olhar Sobre os Animais” ficará exposta no segundo piso do Shopping Jardim Norte até o dia 15 de outubro.

Parceiros

Durante a reúnião para organização da semana, a comissão, também é formada pelos vereadores Ana Rossignoli (PMDB), Charlles Evangelista (PP) e Pardal (PTC), recebeu protetores e representantes Organizações Não-Governamentais (ONGs) de ativismo animal da cidade para firmar uma parceria de participação nos eventos. Estiveram presentes as ONGs Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda), Sociedade Juizforana de Proteção Animal (SJPA) e a Animal e Natureza. Parceiros públicos, da iniciativa privada, e a Arquidiocese de Juiz de Fora (que comemora no dia 4 o “Dia de São Francisco de Assis - Protetor dos Animais”) também participarão das atividades.

Programação

30/9 - Sábado

10h às 14h - Evento de adoção para animais resgatados - Shopping Alameda

1°/10 - Domingo

9h às 11h30 - 'Cãominhada' concentração com ações de educação ambiental - Praça Bom Pastor em frente ao Parcão
11h30 - Bênção dos animais - Igreja Bom Pastor

2/10 - Segunda-feira

17h - Abertura da exposição 'Um Olhar sobre os Animais', com pinturas, esculturas de autores diversos - Shopping Jardim Norte 2° Piso

4/10 - Quarta- feira

14h30 - Premiação do Concurso Cultural 'O mundo que Queremos Para os Animais' - anfiteatro do 9° andar da PJF
19h às 21h - Ciclo de palestras 'Ser humano e os outros animais - em busca da harmonia' - Plenário da Câmara Municipal
19h às 22h - Dia de São Francisco - missa especial e bênção dos animais - Igrejas católicas da cidade

5/10 - Quinta- feira

15h às 19h - Blitz de Proteção Animal - Avenida Rio Branco em frente ao Parque Halfeld

6/10 - Sexta-feira

15h às 17h - Educação ambiental na Câmara, com contação de histórias e ações pedagógicas para escolas - Plenário da Câmara Municipal

7/10 - Sábado

10h às 14h - Evento de adoção de animais do Canil Municipal - Parque Halfeld

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.