Radar no bairro Cascatinha

Por

Sexta-feira, 14 de setembro de 2007, atualizada dia 1? de outubro, ?s 10h51

Novo radar come?a a funcionar no bairro Cascatinha, a patir desta segunda-feira


Renata Solano
*Colabora??o

Um novo instrumento de controle do tr?nsito de vias p?blicas j? come?a a operar ? rua Lareira Alexandre Leonel, no bairro Cascatinha. Segundo o representante do Sociedade de Pr? Melhoramentos (SPM) do bairro, Carlos Roberto Noguerdes, essa ? uma reivindica??o da comunidade para coibir os excessos de velocidade no local.

Carlos Noguerdes acredita que, por causa da previs?o de mudan?a no tr?nsito em fun??o do shopping Independ?ncia (leia nota sobre lojas do shopping), a Ag?ncia de Gest?o do Transporte e Tr?nsito de Juiz de Fora (Gettran) junto ? pol?cia Militar est? elaborando estudos sobre as vias do Bairro e tomando medidas para n?o inchar o fluxo na regi?o e prevenir acidentes.

Segundo a assessoria de imprensa da Gettran, a implanta??o do dispositivo para controle de velocidade tem por objetivo melhorar a qualidade de tr?fego no local. Os equipamentos foram instalados em frente ao n?mero 785, entre o posto da PM, no Teixeiras, e o trevo de acesso ao Estrela Sul. O fluxo ser? monitorado nos dois sentidos e os motoristas n?o dever?o exceder a velocidade de 60 km/h.

O que ? radar

Uma antena transmissora e receptora de sinais para Super Alta Freq??ncia (SHF) faz a transmiss?o de um pulso eletromagn?tico de alta pot?ncia. O feixe de cobertura das ondas se alarga em forma de cone, at? atingir ao alvo que est? sendo monitorado, sendo ent?o refletido, e, retornando para a antena que, neste momento, ? receptora de sinais.

Atrav?s do c?lculo entre velocidade do pulso, dist?ncia do objeto e tempo de chegada do eco, pode-se facilmente aferir a velocidade do ve?culo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF