Semana Nacional de Tr?nsito conscientiza para o uso do cinto de segurança e da cadeirinha

Por

Quinta-feira, 12 de agosto de 2010, atualizada às 18h

Semana Nacional de Trânsito conscientiza para o uso do cinto de segurança e da cadeirinha

Daniele Gruppi
Repórter

A Semana Nacional de Trânsito 2010 traz à tona a importância do uso de cinto de segurança e da cadeirinha para reduzir o risco de morte de condutor e de passageiros em casos de acidentes. Em Juiz de Fora, são programadas diversas atividades, de 18 a 25 de setembro, para conscientizar a população.

Segundo o vice-presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), Mário Jacometti, estima-se que 95% da população usam cinto no banco dianteiro. Entretanto, no traseiro, apenas 5% utilizam. "É um grande equívoco pensar que no banco traseiro não vai acontecer nada." Jacometti acrescenta que a partir de 1983 a queda de ferimentos em acidentes em que as pessoas usavam cinto de segurança foi de 82%. 

Como o uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para o transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura, é necessário um dispositivo de retenção adequado às condições da criança, como as cadeirinhas. "Apesar de ser um equipamento caro, ele é importante. Diante do valor da  vida, o da cadeirinha perde o sentido."

Programação

A Semana Nacional de Trânsito será marcada por blitz educativa, motoceata e passeio ciclístico, dentre outras ações. Jacometti afirma que serão trabalhados subtemas. Haverá programação dedicada à saúde dos profissionais do trânsito, às pessoas portadoras de deficiência, aos idosos, às crianças e ao meio ambiente. "Vamos abordar da criança ao idoso, pois todos são importantes no trânsito."

Além disso, haverá a reinauguração da Transitolândia, uma cidade mirim, com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes), destinada a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito. "O local está sempre sendo reestruturado para aproximar a criança ainda mais da realidade."

Veja alguns eventos da programação

Os textos são revisados por Thaísa Hosken