Homem é indiciado por incêndio em área de vegetação do Seminário Santo Antônio após soltar bombinha em Juiz de Fora
Investigação da Polícia Civil concluiu que fogo começou após artefato explosivo atingir vegetação seca nos fundos do Seminário.
Um homem de 38 anos foi indiciado pela Polícia Civil por provocar o incêndio que atingiu uma área de vegetação nos fundos do Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora, no dia 27 de abril. Segundo as investigações, o fogo começou após ele soltar uma bombinha enquanto brincava com o filho. O artefato atingiu a vegetação seca e as chamas se espalharam rapidamente pelo local.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi identificado, ouvido e confessou ter dado causa ao incêndio, assumindo a responsabilidade pelo ocorrido.
As apurações apontaram que não houve intenção de provocar o fogo. Apesar disso, a conduta resultou em danos ambientais e configura crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Ao concluir o inquérito, a PCMG indiciou o homem pelo crime de provocar incêndio em mata ou floresta na modalidade culposa, quando não há intenção de causar o resultado. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcos Vignolo, a falta de intenção não exclui a responsabilização criminal e civil pelos danos causados. Ele destacou ainda que situações aparentemente simples podem provocar incêndios de grandes proporções e causar prejuízos ambientais significativos.
A Polícia Civil informou que segue monitorando ocorrências de incêndios em áreas de vegetação, principalmente com a aproximação do período de estiagem, quando as condições favorecem a propagação do fogo. Todos os casos com indícios de ação humana serão investigados para identificação dos responsáveis.