Foco da dengue em Juiz de Fora

Por



Quarta, 14 de fevereiro de 2007, atualizada ?s 16h57

Registro de Febre Hemorr?gica em Uberaba intensifica trabalhos preventivos contra a Dengue em JF

A partir do registro do primeiro caso de febre hemorr?gica do dengue em Minas Gerais, o departamento de Zoonoses da Secretaria de Sa?de da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) teve que intensificar os trabalhos de preven??o. O caso foi confirmado pela Superintend?ncia de Epidemiologia do Estado, logo ap?s a morte de uma mulher de 36 anos, em Uberaba.

Conforme informou o setor de Zoonoses da PJF, equipes educativas e de inspe??o est?o sendo encaminhadas aos locais de maior incid?ncia do foco de dengue na cidade. Em alguns bairros, como Santa Cec?lia, Democrata, Paineiras e Manoel Hon?rio, onde a incid?ncia de focos ? maior, foram levadas equipes para aplica??o de inseticida e fumac?, para combater o mosquito.

Embora nenhum caso da doen?a tenha sido registrado este ano, em Juiz de Fora, um levantamento de ?ndice r?pido do Aedes aegypti (LIRA), realizado no m?s de janeiro, constatou 2,7% de infesta??o. A assessoria da Secretaria de Sa?de da PJF informou que a aten??o dos peritos est? redobrada, mas que o ?ndice da cidade est? abaixo do registrado em outros munic?pios mineiros.

A febre hemorr?gica do dengue ? uma das formas de manifesta??o da doen?a. Os sintomas s?o febre alta, hemorragia e insufici?ncia circulat?ria. J? o dengue tradicional se revela atrav?s de dor de cabe?a, febre, perda de apetite, diarr?ia e v?mitos.