Caderno Cidade ACESSA.com O canal de informa?es factuais de Juiz de Fora e regi?o



11/11/2008
Foto do tempo nublado

O caderno cidade ? o espa?o reservado para a divulga??o de informa?es factuais tanto de Juiz de Fora, quanto das cidades da Zona da Mata. A produ??o de mat?rias e/ou notas ficam dispon?veis nos links JF Hoje e Regi?o, criados para veicular as not?cias de interesse social que contam com atualiza??o di?ria, permanente e ?gil das informa?es apuradas ou enviadas por email para nossa equipe.

O leitor confere tamb?m a hist?ria de Juiz de Fora, a explica??o da origem do nome da cidade, se informa sobre a expans?o cafeeira na Zona da Mata de Minas, como era a escravid?o no estado, a imprensa, e entende um pouco como os alem?es chegaram e permaneceram por aqui, sendo importantes tamb?m para a forma??o cultural do munic?pio. No link Hist?ria, al?m disso, o internauta confere os dados geogr?ficos de JF.

Outra novidade do caderno, lan?ada em 2007, ? apresentar mat?rias sobre as ruas de Juiz de Fora, contar sua hist?ria, os fatos de quem mora e de quem trabalha nos logradouros da cidade. A cada m?s elegemos um local e, atrav?s de texto e fotos, apresentamos as curiosidades e informa?es que ele representa. O jornalista respons?vel pelo texto vai at? l? e conversa com os moradores sobre fatos interessantes que a rua possui.

Mas a interatividade deste canal vai al?m do envio de e-mails e do registro dos fatos com a participa??o da popula??o. Quem registrar algum fato interessante em Juiz de Fora ou regi?o da Zona da Mata Mineira, pode enviar as informa?es, atrav?s do espa?o "Sua Noticia". Elas poder?o ser publicadas depois que a equipe de Jornalismo do ACESSA.com confirmar os fatos. Para isso, ? s? o internauta se cadastrar gratuitamente e preencher o formul?rio.

No link Fotos, s?o registrados momentos em que "a pr?pria imagem j? diz muito sobre o fato". As fotos podem ser registros da equipe de Jornalismo do Portal ACESSA.com ou enviadas pelo internauta.

Mudan?as do caderno ao longo dos anos

Quando surgiu a id?ia do caderno Cidade (foto abaixo, ? esquerda), logo no in?cio de lan?amento do ent?o JF Service, al?m da se??o JF Hoje, havia tamb?m o link Juiz de Fora, no qual o internauta encontrava informa?es sobre a hist?ria, a economia, a pol?tica e a vida de quem mora por aqui (foto abaixo da primeira p?gina do caderno, ? direita). Uma das formas de interatividade neste caderno era feita atrav?s do link Cal?ad?o. Os internautas podiam enviar id?ias de melhorias para o munic?pio e assistir ? produ??o local do filme que deu nome ? se??o.

Foto do tempo nublado Foto do tempo nublado

Anos mais tarde, com a reformula??o do layout de todo o Portal, que ganhou as cores verde e laranja (foto acima, ? direita), al?m das Se?es Juiz de Fora, o caderno ganhou o link Dicas, no qual o leitor se informava sobre hor?rio de v?os, pre?os de passagens de ?nibus urbano e corridas de t?xi (atualmente, os hor?rios de v?os s?o consultados no caderno Turismo do Portal). O JF Hoje era dedicado a mat?rias, com informa?es mais aprofundadas, e as notas factuais eram veiculadas no link novo Dia-a-dia. O leitor tamb?m tinha acesso a cr?nicas de JF veiculadas em arquivo de ?udio e texto.

Foto do tempo nublado Foto do tempo nublado

A pr?xima transforma??o do caderno foi sutil, somente acompanhando ?s mudan?as das cores do Portal, que passaram ser laranja e prata (foto acima, ? esquerda). A ?ltima modifica??o do Cidade, antes da que conhecemos atualmente ocorreu em dezembro de 2007, quando o Portal ganhou novas dimens?es: passou de 800 para 1024 pixels de largura. Nesta fase, o menu de consulta do pr?prio Cidade e dos outros cadernos j? n?o eram mais ao lado esquerdo e sim no cabe?alho da p?gina. Em meados de 2008, os menus voltaram para o canto esquerdo da p?gina (primeira foto no come?o desta mat?ria) para facilitar o acesso dos internautas.

Links detalhados:
  • JF Hoje: not?cias factuais sobre Juiz de Fora
  • Na regi?o: mat?rias sobre algum projeto realizado em alguma cidade pr?xima ? Juiz de Fora, ou ainda informa?es factuais sobre estas cidades. Um link voltado para a regi?o da Zona da Mata mineira
  • Sua not?cia: espa?o interativo para os internautas enviarem as sua not?cia ou foto de determinado acontecimento, sempre confirmado e certificado por um jornalista do Portal.
  • Ruas: espa?o dedicado a mat?rias sobre as ruas da cidade. Contando um pouco da hist?ria do nome da rua
  • Fotos: Imagens enviadas pelos internautas sobre algum registro na cidade ou ainda feita por um dos jornalistas. Abaixo da foto um coment?rio sobre o acontecimento registrado