Aprenda a montar uma linda mesa para o Dia dos Namorados

Por

Aprenda a montar uma linda mesa para o Dia dos Namorados

Aprenda a montar uma linda mesa para o Dia dos Namorados

 Luiz Henrique Duarte 9/06/2017

As datas comemorativas, geralmente, são brindadas com jantares temáticos, orquestrados através de ideias simples, fáceis de fazer e montar em nossas casas, com a utilização de adornos e acessórios de design práticos e bastante funcionais, independente das dimensões dos espaços em que habitamos. O dia dos namorados pode ser comemorado, com um super jantar romântico, idealizado em um ambiente descontraído, através da concepção de uma atmosfera aconchegante e muito intimista.

A arquitetura contemporânea e o design de interiores, oferecem, inúmeras alternativas e recursos para criar e projetar ambientes itinerantes ou temporários, mesmo dentro de nossas casas. As mesas decoradas para almoços e jantares especiais, devem ser inusitadas, com um toque de ousadia e tradicionalismo, porém, com uma simplicidade singular, considerando o estilo e a personalidade de cada usuário.

A mesa

A maioria das pessoas prefere traduzir às suas ideias em mesas restritas, óbvias demais, deixando a timidez inibir os devaneios e sonhos, para criar ou ousar, ao invés de, buscarem novas composições decorativas, abertas ao modernismo e às novas regras de etiqueta e comportamento. É bem verdade, que o menos, é mais, mas, em certas circunstâncias, o menos, é pouco, inerente aos efeitos estéticos, sem causar um impacto visual grandioso, inibindo os olhares e não atendendo às nossas expectativas. Uma mesa bem arrumada, rouba todas às cenas, faz com que, às receitas gourmets, por mais casuais e simples, que sejam, tornem-se mais saborosas, e ainda, estimulam o nosso paladar.

A empresária Polyana Schettino (Dubambu Móveis e Alta decoração) idealizou e projetou dois ambientes exclusivos, com duas possibilidades de mesas, para um jantar romântico, especialmente para o dia dos namorados, mas, que pode ser realizado em qualquer ocasião, para um, ou mais casais, reunindo adornos decorativos contemporâneos e aparelhos sofisticados para o serviço de mesa, como arranjos florais naturais e desconstruídos, com muito bom gosto, estilo e sofisticação, e que todos nós , podemos montar em casa, aproveitando tudo aquilo que já possuímos. "O conceito é uma mesa descontraída, também possível de ser feita em casa, por qualquer pessoa, especialmente para esta data", define.

Mesas românticas

Em um cenário cinematográfico, a mesa para seis lugares, com tampo em madeira de demolição e base em vidro, recebeu uma composição de aparelhos de jantar, taças de diversos tamanhos e materiais para atender três casais de namorados. Os jogos americanos offwhite, cortados à laser, fabricados em pvc, expõe os pratos em cristal de titânico. As taças para sobremesa receberam pétalas filetadas do arranjo central, uma hierarquia de rosas vermelhas, compostas por sementes nativas e astromélias, colocadas sobre uma peça em vidro tonalizado da mesma cor, o vermelho.  Às taças, também em cristal, foram misturadas com outras em vidro, também vermelho e com bico de jaca, uma tendência boho na decoração de interiores. Os guardanapos em linho branco, bordados delicadamente, e outros de algodão, puxando para o avermelhado, foram conjugados e sobrepostos, arrematados por imponentes prendedores inox, em formato de garfo e faca. " Nós pensamos, em uma mesa, bem atual, possível para atender três casais de amigos, retratada com seis lugares, servindo um menu gourmet, porém super descontraído, bem leve ", argumenta Polyana.

O lustre da linha artesanal, em fragmentos de cristal, com fios de aço, foi o ponto de partida para chegar à criação desta mesa, onde as cadeiras de espaldar médio, fazem contraste com o tapete de patwork em couro e o aparador também em madeira de demolição com vidro, criando uma atmosfera contemporânea e glamorosa. "Este aparador, faz parte do cenário da mesa colocada, onde continuamos com a utilização de rosas vermelhas, candelabros, fazendo um contraste requintado, sempre dentro da mesma paleta de cores, misturando até o rosa seco ", explica.

Nossa segunda opção é para um jantar a dois, onde os tons das taças, expostas sobre à mesa, seguiram os desenhos do aparelho de jantar utilizado, predominando às cores amarelo, marrom, vermelho e ocre. O mix de taças, vão desde cristais lapidados, ao vidro tonalizado, provocando uma certa informalidade, uma descontração requintada e lowprofile. Além do decanter, para servir o vinho, uma garrafa, exposta, acompanha um par de taças especiais para degustação. "Esta outra proposta, é direcionada aos casais que desejam fazer uma surpresa à dois, tipo queijos e vinhos, onde colocamos pães especiais, queijos gourmets, e vinhos selecionados, além de um jogo de pratos do cotidiano ", argumenta a empresária.

O bouquet de flores naturais e desidratadas, substitui os arranjos tradicionais e foi exposto de forma e maneira estratégica, para ser presenteado, como se o namorado, presenteasse a namorada. O aparador, foi substituído por um  grandioso  móvel-buffet, com portas laqueadas, utilizado para armazenar à louçaria, em harmonia plena e total com a sofisticada mesa, composta por tampo de vidro, em laca offwhite, e à base em madeira, com capacidade para até oito lugares. " Aqui, é como se o namorado presenteasse à namorada, com um bouquet de flores, por isso colocamos no centro da mesa, para ficar bem real ", demonstra Polyana.

Faça você

Uma mesa bonita não precisa, necessariamente, de todos os aparelhos de almoço ou jantar completos, assim como os acessórios para bebidas, adornos decorativos e ornamentais, para exibir uma composição perfeita. Podemos utilizar, uma proposta de peças, que harmonizem-se entre si, não necessariamente iguais. Para criar e montar uma mesa diferente, não é preciso investir muito, basta, somar à criatividade, novas conjunções de ideias. O mais importante é saber o que iremos servir, quais os nossos recursos e possibilidades, além de como adequar aquilo que já possuímos para organizar a nossa tão sonhada mesa.

Não é preciso usar louças caras, talheres de prata, tudo pode ser resolvido e adaptado, desde um simples copo americano, exposto de forma correta, com uma toalha herdada de sua família, ou até mesmo, uma mesa sem jogos americanos, apenas com os aparelhos de serviço, distribuídos de forma extraordinária sobre o tampo. O mais importante, é ter estilo, usar e abusar de flores naturais, do seu próprio jardim, fazendo o seu arranjo central ou bouquet, utilizando às próprias mãos. Feliz dia dos namorados!!