UFJF incentiva funcionamento de "Empresa Júnior"

Por


UFJF incentiva funcionamento de "Empresa J?nior"

Conhe?a o trabalho da CAMPE, Empresa J?nior da UFJF

Espalhadas pelo mundo, as Empresas Juniores s?o hoje um segmento econ?mico que v?m crescendo. Em Juiz de Fora, a CAMPE - Consultoria e Assessoria a M?dias e Pequenas Empresas - funciona desde 1992 como Empresa J?nior da Faculdade de Economia e Administra??o (FEA) da UFJF. A CAMPE presta servi?os de consultoria administrativa a empresas e novos empreendedores, ? gerida por alunos de gradua??o dos cursos de Administra??o e Economia, e recebe o apoio e orienta??o de profissionais qualificados.

A CAMPE recebeu, em 1996, o Pr?mio Empresa J?nior, na ?rea de Neg?cios. De acordo com os coordenadores, a empresa tem se caracterizado como uma das melhores do ramo de neg?cios no estado de Minas Gerais por sua estrutura enxuta.

Em Juiz de Fora, a CAMPE tem clientes como o ?Grupo Paraibuna Pap?is S/A?, o ?SEBRAE-MG?, a ?Associa??o dos Lojistas do Santa Cruz Shopping?, e a ?Faculdade de Educa??o F?sica da UFJF?. O diretor presidente da CAMPE ? Jos? Vicente Ambr?sio de Melo. A Empresa J?nior conta hoje com 15 membros trabalhando na ger?ncia de qualidade e nos departamentos de marketing, finan?as e recursos humanos. O grupo tem tamb?m 8 trainees. Os integrantes s?o treinados no curso de Qualidade Total para micro e pequenas empresas, ministrado pelo SEBRAE-MG.

Movimento surgiu h? 30 anos na Fran?a

A primeira Empresa J?nior surgiu na Fran?a em 1967 como uma alternativa para as altas taxas de desemprego neste pa?s em virtude das dificuldades enfrentadas na ?rea econ?mica. Desde ent?o, o movimento vem se difundindo e, em 1989, j? atingia mais de 15.000 estudantes espalhados por mais de 100 escolas em toda a Fran?a. O processo de internacionaliza??o ocorreu em 1986 e atualmente j? existem empresas espalhadas por toda a Europa, Estados Unidos, Am?rica do Sul, ?sia e ?frica.

No Brasil, a id?ia foi introduzida pelo Vice-Presidente da C?mara de Com?rcio e Ind?stria Franco Brasileira, Sr. Jo?o Carlos Chaves. A partir de um manual intitulado Como Criar Uma Empresa J?nior, editado pela referida institui??o, surgiram as Empresas Juniores da Escola Polit?cnica da Universidade de S?o Paulo, Funda??o Armando ?lvares Penteado, Funda??o Get?lio Vargas, Instituto Mackenzie, Instituto de Engenharia Mau? e Universidade de Campinas.

Estudantes oferecem consultoria a pre?os reduzidos

Empresa J?nior ? uma associa??o civil sem fins lucrativos, constitu?da por alunos de gradua??o de estabelecimentos de Ensino Superior ou T?cnico, que presta servi?os e desenvolve projetos em sua ?rea de atua??o para empresas, ?rg?os governamentais e sociedade em geral.

O mercado de atua??o s?o micro, pequenas e m?dias empresas. As Empresas Juniores prestam servi?os a pre?os reduzidos a quem n?o disp?e de recursos para a contrata??o de um consultor s?nior.

A realiza??o de servi?os em grandes organiza?es tamb?m acontece. Ao contratar uma Empresa J?nior para determinado servi?o, uma empresa de grande porte auxilia as entidades acad?micas na experi?ncia pr?tica oferecida aos alunos, da mesma forma que possibilita uma maior intera??o Universidade-Empresa, atrav?s da troca de tecnologias desenvolvidas pelas institui?es de ensino.

As ?reas de atua??o s?o marketing, finan?as, organiza??o e m?todos, recursos humanos e orienta??o para financiamentos. Dentre os servi?os oferecidos est?o pesquisa de marketing e de mercado, levantamento e an?lise de custos, an?lise de concorr?ncia, plano de neg?cio, estudo de viabilidade econ?mica, planejamento estrat?gico de marketing, assessoria de comunica??o, organiza??o e m?todos, descri??o e an?lise de cargos, treinamento de vendas, orienta??o para financiamentos.

Os interessados em conhecer melhor o trabalho das Empresas Juniores e, especificamente, a atua??o da CAMPE em Juiz de Fora, podem visitar a home-page http://www.pet.ufjf.br/~campe ou enviar e-mail para campe@fea.ufjf.br. Os telefones para contato s?o 229-3529 e 229-3528.