Arrombamentos na cidade diminuem em relação a 2008

Por

Arrombamentos na cidade diminuem em relação a 2008Nos sete primeiros meses de 2009, aconteceram cerca de 20 crimes do tipo a menos na cidade. Levantamento da PM leva em conta quatro variáveis

Clecius Campos
Repórter
2/9/2009

O número de arrombamentos seguidos de furto realizados em supermercados, mercearias, prédios comerciais (lojas), escolas públicas e padarias, nos sete primeiros meses de 2009, diminuiu aproximadamente 16% em Juiz de Fora, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o assessor de comunicação organizacional da 4ª Região da Polícia Militar (PM), Sérgio Lara, a redução é resultado do combate a esse tipo de crime a lojas e a escolas públicas.

"Nossos dados apontavam que o número de arrombamentos nesses estabelecimentos era grande em 2008. Então, a PM intensificou as ações nesses locais, acompanhando os resultados." As ocorrências em prédios comerciais diminuíram cerca de 50% em relação ao ano passado. Já o crime em escolas públicas teve queda de quase 22%.

Em contrapartida, os números apontam que os novos alvos de arrombamentos na cidade são mercados, mercearias e padarias. Nesses três tipos de estabelecimento comercial o número de crimes aumentou quase 100% em comparação aos sete primeiros meses de 2008. De acordo com Lara, o motivo do crescimento é a mudança de foco dos criminosos, motivada pelas ações pontuais da PM em outros setores. Até julho deste ano, a maioria dos crimes aconteceu no Centro da cidade e em bairros da Região Leste, como Vitorino Braga, Linhares e Nossa Senhora de Lourdes (ver tabela).

Bairros com maior número de arrombamentos
Os textos são revisados por Madalena Fernandes