Quinta-feira, 12 de agosto de 2010, atualizada às 13h

Conselho Tutelar ganha reforços no combate à violência doméstica e ao tráfico de drogas

Isabela Lobo
* Colaboração

O Conselho Tutelar de Juiz de Fora conquistou três novos veículos, entregues pela Prefeitura de Juiz de Fora nesta quinta-feira, dia 12 de agosto. Segundo a conselheira da região Leste, Maria de Lourdes Martins, os veículos vão auxiliar na garantia do direito das crianças e dos adolescentes. "Quando recebemos uma denúncia, temos que atuar imediatamente. Os carros vão facilitar e garantir a segurança dos menores", afirma.

Depois da entrega, 15 conselheiros das regiões Centro-Norte, Sul-Oeste e Leste reuniram-se com o prefeito Custódio Mattos para discutir os problemas mais frequentes na cidade. Entre os pontos levantados, foram discutidos falta de escolas, programas sociais, violência e drogas.

Para Maria de Lourdes, há maior incidência de violência onde não existe nenhum tipo de atendimento ao menor. Para o prefeito, a criação de curumins seria a melhor alternativa. "Estou priorizando o curumim, pois o custo é mais baixo e as atividades são semelhantes a das escolas. Se eu faço um curumim, direciono melhor essas ações", completa.

Durante a reunião, foram apontados os bairros onde há maior incidência de violência e tráfico envolvendo menores. Entre esses bairros estão: Vila Esperança I e II, Alto Santo Antônio, Santa Cruz, Bairro das Flores, Alto Dom Bosco, Jardim da Lua, Vila Olavo Costa, Bela Aurora e rua do Boto, no Linhares (ver mapas). No encontro, também foi anunciado o aumento do número de vagas nas creches de Juiz de Fora para 2011.

*Isabela Lobo é estudante do 8º Período de Comunicação Social da UFJF