?ndice de chuvas em Juiz de Fora e na região está acima do esperado
Índice de chuvas em Juiz de Fora e na região está acima do esperado
Repórter
Juiz de Fora e as cidades da região já registraram uma média de 158 milímetros cúbicos de índice pluviométrico em outubro, índice 40% superior ao registrado no mesmo período em anos anteriores, segundo o meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia, Cleber Souza. "Apenas na madrugada de domingo, dia 18, para a segunda, 19, foi registrado índice de 47 milímetros."
Segundo o meteorologista, a previsão é de que as chuvas persistam até a próxima quarta-feira, dia 21. "Devido à frente fria que está sobre São Paulo, a região da Zona da Mata deve registrar temporais, a qualquer hora do dia, com ventos fortes e incidência de raios, principalmente na terça-feira, dia 20." A previsão indica que o sol volta a predominar a partir de quinta-feira, dia 22.
Para Souza, a primavera deve ser marcada por muita chuva, assim como o verão, que tem início no dia 21 de dezembro. "Estamos no início da estação das flores, que está sendo caracterizada por chuvas fortes. Isso anuncia que a estação das chuvas, o verão, deve registrar médias pluviométricas altas."
Ocorrências
Durante o final de semana chuvoso, a Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 12 ocorrências entre as 18h de sexta-feira, dia 16, e a manhã desta segunda-feira, dia 19. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, todas tiveram caráter de orientação técnica. Um registro foi feito na região Leste, dois na Oeste, dois na Norte, quatro na Sul, um na Nordeste e dois no Centro.
Todas as ocorrências causaram apenas danos materiais, não houve registro de feridos. Os casos mais sérios foram a queda de um muro de contenção na avenida Brasil e a quebra de um telhado, provocada pelo deslocamento de uma tampa de caixa d'água no bairro Dom Bosco.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes