Lula inaugura conversão de UTE JF para bicombust?vel

Por

Lula inaugura conversão de UTE JF para bicombustível Turbina produzirá 43,5 megawatts, energia elétrica capaz de abastecer uma cidade com 150 mil habitantes

Aline Furtado
Repórter
19/01/2010

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou, na tarde desta terça-feira, 19 de janeiro, a conversão da usina termelétrica de Juiz de Fora (UTE-JF) para bicombustível. A usina, que operava com gás natural, passa a funcionar também com etanol. Na solenidade, foi inaugurada uma das duas turbinas da UTE, com capacidade total instalada de 87 megawatts. Assim, a usina passa a produzir o equivalente a 43,5 megawatts de energia elétrica, total que tem capacidade de abastecer uma cidade de 150 mil habitantes.

Durante a solenidade, o presidente acionou a válvula de uma das turbinas, responsável pelo descarregamento do etanol do caminhão. Para Lula, a conversão representa uma inovação no mercado de energia. "Tínhamos um desafio, que era potencializar a utilização do etanol na produção de energia elétrica. Temos aqui a resposta capaz de provocar o desenvolvimento energético, econômico, educacional, entre outros, em todo o país." O presidente ressaltou, ainda, que a inovação pode servir como exemplo. "Temos, no mundo, aproximadamente 3 mil turbinas como esta, isso pode ser bem aproveitado. Além disso, o mundo vai ter que olhar para o etanol com outros olhos."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Últimas Notícias